sábado, 25 de julho de 2015

Dos frutos conhecereis a planta


Ana e seu marido Joaquim já estavam com idade avançada e ainda não tinham filhos. Eram residentes em Jerusalém. Ela era estéril, o que lhe causava sofrimento e vergonha. Ana e Joaquim não desistiram. Rezaram por muito tempo até que, quando já estavam quase perdendo a esperança, Ana engravidou, teria uma menina, a quem chamariam Maria e que viria a ser a mãe de Jesus.
Ao nascer, Maria tirou dos ombros dos pais o peso de uma vida estéril, recompensando-os pela fé, pois seria escolhida para, no futuro, ser a Mãe do Filho de Deus.
No Evangelho, Jesus disse: "Dos frutos conhecereis a planta". Assim, não foram preciso outros elementos para descrever-lhes a santidade, senão pelo exemplo de santidade da filha Maria.
Sabe-se que Sant’Ana teria tido, após o nascimento da Virgem Maria mais duas filhas, pois Deus liberara após Joaquim ter ficado 40 dias no deserto. Elas são Maria Salomé e Maria de Cleofas
Sant'Ana, cujo nome em hebraico significa graça, pertencia à família do sacerdote Aarão e seu marido, São Joaquim, pertencia à família real de Davi.
São Joaquim, homem pio fora censurado pelo sacerdote Rúben por não ter filhos. Mas,   confiando no poder divino, ele retirou-se ao deserto para rezar e fazer penitência. Ali um anjo do Senhor lhe apareceu, dizendo que Deus havia ouvido suas preces. Tendo voltado ao lar, algum tempo depois Sant’Ana ficou grávida.
           A princípio, apenas Sant’Ana era comemorada e, mesmo assim, em dias diferentes, no Ocidente e no Oriente. Em 25 de julho pelos gregos e no dia seguinte pelos latinos. A partir de 1584, também São Joaquim passou a ser cultuado, no dia 20 de março. Só em 1913 a Igreja determinou que os avós de Jesus Cristo deviam ser celebrados juntos, no dia 26 de julho. Daí a celebração do Dia dos avós nesta data por ser uma memória dos santos avós de Jesus Cristo, o rei dos judeus.
Celebrar o Dia dos Avós significa celebrar a experiência de vida, reconhecer o valor da sabedoria adquirida, não apenas nos livros, nem nas escolas, mas no convívio com as pessoas e com a própria natureza.
PASCOM-LD
http://www.portaldafamilia.org


Nenhum comentário:

Postar um comentário