quarta-feira, 15 de julho de 2015

Entrevista: Casal ECC

O ECC – Encontro de Casais com Cristo realizou entre os dias 5 e 7 de junho mais um encontro de casais na Paróquia de São Sebastião. Buscando evangelizar aqueles que decidiram pelo sacramento do matrimônio seguir a doutrina cristã segundo a Igreja Católica.
Assim o Anunciai neste mês de julho conversou um pouco com um dos casais que fizeram parte desse encontro.
Adalberto Jorge de Vasconcelos Silva e Patrícia Maria de Almeida Silva têm 19 anos de casados, 02 filhos: Adalberto José Leopoldino de Almeida Vasconcelos e Antônio Leopoldino de Almeida Vasconcelos. Uma família muito popular na cidade, Patrícia faz parte da Pastoral Familiar e da Equipe de Liturgia da Igreja Matriz de São Sebastião.
 Anunciai - Como foi o ECC para vocês?
Casal - O ECC para nós, foi um chamado de Deus à evangelização e ao verdadeiro encontro com Cristo; encontro esse, que teve como referência, a família, primeira instituição criada por Deus e igreja doméstica, responsável por promover a educação dos filhos, transmitindo valores morais e sociais que servirão como base para o processo de socialização, capaz de contribuir para uma sociedade mais justa e fraterna.
 Anunciai -  O que representa o Sacramento do Matrimônio em suas vidas?
Casal - O Sacramento do Matrimônio representa em nossas vidas, a aliança pela qual nos uniu, através do amor com Cristo, conjugal e com a igreja. Deus não quis que o homem ficasse sozinho e criou a mulher, para ser companheira do homem. “Por isso, um homem deixa seu pai e sua mãe, se une à sua mulher e os dois se tornam uma só carne”. (Cf. 2,24). Portanto, com base nos ensinamentos bíblicos, o casamento e a vida familiar são dons de Deus; traz em si, a graça da fidelidade ao projeto de Deus. E Deus diz: “O que Deus uniu, o homem não separe” (Cf Mt 19,6).
Anunciai -  O que representa, a partir do encontro do casal com Cristo, o ECC em suas vidas?
Casal  - E a abertura para um grande recomeço, um resgate à vida matrimonial e familiar, um encontro pessoal com Cristo. Em meio às tribulações, dificuldades e provações enfrentadas no cotidiano, necessitamos colocar Deus como o centro de nossas vidas. E o ECC nos leva a alguns questionamentos, principalmente com relação a nossa prática religiosa no seio familiar: Como podemos ser igreja na família, na sociedade. Será que estamos vivenciando o projeto de Deus? Precisamos fazer essas análises e concretizarmos a nossa fé, para que tenhamos famílias sólidas, sustentadas pela fé.
Anunciai -  Que conselhos vocês dariam para um casal, hoje?
Casal  - Sejam fiéis ao projeto de Deus. Perseverem na fé; abram espaço para o perdão, renúncia, solidariedade, entrega, partilha e principalmente o amor. Sejam igrejas domésticas, apresentem Cristo aos seus, tenham como exemplo, a Sagrada Família de Nazaré, Jesus, Maria e José, pois o casamento não é uma instituição simplesmente humana. Ainda que a dignidade desta instituição não transpareça em toda a parte com a mesma clareza, existe contudo, em todas as culturas, um sentido da grandeza da união matrimonial. “estar da comunidade conjugal e familiar”.




Nenhum comentário:

Postar um comentário