sábado, 12 de setembro de 2015

‎Igreja e Sociedade


Viver em sociedade significa compreender e obedecer as regras as quais cada cidadão é levado a obedecer. Para refletir mais um pouco sobre a Campanha da Fraternidade de 2015. Convide-se a buscar entender o que a Bíblia diz. Em Mateus 5:13-14 "Vós sois o sal da terra; mas se o sal se tornar insípido, com que se há de restaurar-lhe o sabor? Para nada mais presta, senão para ser lançado fora, e ser pisado pelos homens. Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade situada sobre um monte."
O que é viver em sociedade diante desta citação? Cada cidadão é chamado a conviver em grupo dando sabor a relação que cada ser desenvolve até de forma involuntária, pois o ser humano é um ser coletivo e não consegue viver sozinho.
“Jesus desafiou as normas da sociedade - Ele disse que a grandeza pertence aos que servem uns aos outros. A Bíblia diz em Mateus 23:11-12 "Mas o maior dentre vós há de ser vosso servo. Qualquer, pois, que a si mesmo se exaltar, será humilhado; e qualquer que a si mesmo se humilhar, será exaltado."
Eis, pois o grande desafio de viver em sociedade na contemporaneidade em que as comunidades se encontram atualmente. Na sociedade onde o maior sobressai-se sempre sobre as classes menos favorecidas e que reluta constantemente em cumprir o que está escrito seja na Lei de Deus ou na Lei do Homem.” 
“Jesus avisou-nos que não sigamos a sociedade. A Bíblia diz em 1João 2:15-17". Não ameis o mundo, nem o que há no mundo. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não vem do Pai, mas sim do mundo. Ora, o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus, permanece para sempre."
É então, nesta certeza que a sociedade deve se guiar. Não há um mundo onde nenhuma forma de amor supere o amor de Deus.  A sociedade é um conjunto de pessoas que necessitam viver no amor ao próximo por que o que se vive aqui é passageiro como tudo que se ama na sociedade. O respeito ao próximo é primordial a vivência em sociedade. É tornando-se servo(a) que será feita a vontade de Deus.                                                

 PASCOM-LD

Nenhum comentário:

Postar um comentário