sábado, 5 de setembro de 2015

A Bíblia: Um livro singular



Estamos no nono mês do ano e a Igreja Católica Apostólica o dedica às Sagradas Escrituras estruturadas na Bíblia. “Um livro singular, inspirado por Deus e escrito por mais de 40 pessoas, dentre Escribas, Sacerdotes, Reis, Profetas e Poetas (2Tm 3.16; 2Pe 1.20,21) num período de aproximadamente 1.500 anos.”
De origem grega, a palavra Bíblia significa "Biblos" e somente foi usado pelos cristãos a partir do ano 200 d.C.
Considerada uma obra Divina, 99% dos textos mantêm-se fiel aos originais, considerando os milhares de anos entre a escrita e nossos dias.
De acordo com algumas pesquisas, a Bíblia em sua forma original é desprovida das divisões de capítulos e versículos. Contudo, para facilitar sua leitura e localização de "citações" o Prof. Stephen Langton, no ano de 1227 d.C. a dividiu em capítulos. E a partir do ano de 1551 d.C. o Sr. Robert Stephanus fez uma subdivisão dos textos e agrupou-os em versículos.
São Jerónimo chamou pela primeira vez ao conjunto dos livros do Antigo Testamento e Novo Testamento de "Biblioteca Divina". A Bíblia é divina por ser inspirada pelas três grandes religiões dos filhos de Abraão, que são o Cristianismo, o Judaismo e o Islamismo.
Para o cristão tradicional, a Bíblia é a vontade de Deus escrita para a humanidade. O apóstolo Paulo afirma que "toda a Escritura é inspirada por Deus" (2 Timóteo 3.16). E o apóstolo Pedro diz que “Inspirados pelo Espírito Santo é que homens falaram em nome de Deus." (2 Pedro 1.21).
O Antigo Testamento é composto de 46 livros, e o Novo Testamento, de 27 livros, dentre eles os quatro Evangelhos.
Para escrever a Bíblia foram utilizados três idiomas diferentes: o hebraico, o grego e o aramaico. Contudo, esta coleção de livros já foi traduzida em centenas de idiomas. Em português, os primeiros registros da tradução remontam ao final do século XIII, por Dom Dinis. Mas a primeira Bíblia completa em língua portuguesa foi publicada somente em 1753, sendo traduzida por João Ferreira de Almeida (1628-1691), que apesar de muitos não o saberem, não era pastor ou padre.
No Brasil, a primeira tradução realizada foi feita pelo bispo Joaquim de Nossa Senhora de Nazaré. Era um Novo Testamento e foi publicada em São Luís, no Maranhão, em 1847, sendo impressa em Portugal em 1875.
O Dia da Bíblia foi criado em 1549, na Grã-Bretanha pelo Bispo Cranmer e no Brasil a data começou a ser celebrada em 1850 no segundo domingo de dezembro. O Dia Nacional da Bíblia foi aprovado pelo Congresso Nacional sob a Lei Federal 10.335/2001.

Adaptado por Aldaberon Vieira, das páginas:
 www.rochaferida.com e


Nenhum comentário:

Postar um comentário