segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Memórias aos falecidos



Popularmente conhecido como Dia de Finados a data é celebrada pela Igreja Católica desde o século II em memória aos falecidos onde os cristãos visitavam os túmulos dos mártires para lembrar os que morreram. Já no século V a Igreja dedicava um dia do ano para rezar pelos mortos. Assim no século XIII esse dia anual passou a ser comemorado em 2 de novembro, em virtude do dia 1 de novembro ser a Festa de Todos os Santos.
As comunidades católicas celebram fervorosamente a data com celebrações de Missas, ofertas de flores e velas quando um grande número de fieis se reúne para lembrar e rezar pelos seus entes queridos nas missas celebradas nas capelas e matrizes ou nos cemitérios. Todo um ritual é verificado neste dia: as famílias se juntam para zelar pelos túmulos, colocam flores, acendem velas e fazem orações pedindo a Deus pela eternidade dos falecidos junto ao Pai.
No Livro de Tobias 12, 12. O Senhor diz: “Quando tu oravas com lágrimas e enterravas os mortos [...], eu apresentava as tuas orações ao Senhor. Essa passagem bíblica é uma justificativa que fundamenta a fé cristã diante da oração pelos fieis defuntos.
Nos últimos anos, a Paróquia de São Sebastião preza pela celebração de duas missas no Dia de Finados: uma realizada da Capela de São Sebastião na Vila Gravatá no período da manhã, tendo em vista haver naquela localidade um cemitério que recebe durante todo o dia grande número de visitantes para fazer memórias aos mortos; E uma segunda missa celebrada no final da tarde no cemitério São Sebastião, localizado na sede do município, onde o padre, após a celebração, abençoa os túmulos e as pessoas fazem suas orações lembrando dos seus parentes e amigos que já partiram ao encontro do Pai.
Tido não somente como um ritual religioso, a celebração em memória dos fieis defuntos faz parte da cultura popular do nosso povo. A crença religiosa, os rituais estabelecidos, o avivamento das promessas cristãs, as lembranças em memória às pessoas falecidas, tudo isso é um gesto de manifestação da cultura popular do nosso povo. Essa manifestação é alimentada a cada dia, a cada ano pela religiosidade das pessoas que mais do que acreditar entregam seus caminhos a Deus pelos desígnios de sua Fé.
Aldaberon Vieira—PASCOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário