domingo, 15 de novembro de 2015

O 15 de novembro e a religiosidade católica


A Proclamação do Brasil Colônia em República aconteceu no dia 15 de novembro de 1889, comemorando neste ano 126 anos. 
 Desde o período colonial, a Igreja Católica, enquanto instituição, encontrava-se submetida ao estado. Isso se manteve ainda após a independência que ocorreu no ano de 1822.
Os portugueses chegaram ao Brasil no século XVI. Eram um povo totalmente católico, religião predominante na Europa. Com a colonização, os índios e depois os negros africanos foram forçados a vivenciar a fé católica. Daí, o povo brasileiro, fruto de uma miscigenação tornou-se um povo essencialmente católico. Atualmente o catolicismo aparece liderando as 10 maiores religiões do Brasil, com totais 123.972.524 adeptos, correspondendo a 65% da população brasileira, segundo o Censo demográfico do IBGE de 2010.
“O significado da religião se resume ao conjunto de sistemas culturais e de crenças, com visões de mundo e símbolos estabelecidos e relacionados à espiritualidade, humanidade, e valores morais.” Assim, o catolicismo é uma característica marcante do nosso povo e constitui uma manifestação da cultura popular.
De fato, a monarquia tinha na religião católica uma grande aliada. O Brasil tornou-se República e a população brasileira continua cultivando o catolicismo, tornando o Brasil um dos países mais católico do mundo, fazendo, assim com que o brasileiros, neste 15 de novembro além comemorar o aniversário da Proclamação da República festeje, também, a fé católica vivenciada pelas(os) cristãs(os) brasileiras(os).

                                              Fonte:
http://top10mais.org/top-10-maiores-religioes-do-mundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário