terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Ouro, incenso e mirra


Uma das festas tradicionais mais singelas celebrada pela comunidade católica, o Dia de Reis, onde se comemora a visita dos Reis Magos ao Menino Jesus que nascera, também chamada de Epifania, é o reconhecimento de Jesus em todas as nações da Terra.
Nascido numa gruta de Belém, Jesus foi encontrado pelos Magos numa moradia muito pobre com sua Mãe. Pois, José já tinha providenciado uma moradia mais apropriada do que onde Jesus nascera. Alí, os reis magos, adoraram o Messias e lhe entregaram os presentes: ouro, incenso e mirra. “O ouro, significa a realeza de Jesus; o incenso, sua essência divina e a mirra, sua essência humana”. Depois da visita e da homenagem, os Reis Magos voltaram para suas nações como lhes indicou o anjo do Senhor revelado no sonho.

Os três os reis magos eram Melquior, Gaspar e Baltazar. Eram soberanos corretos e esperavam pelo Salvador. De origem persa, “Deus os recompensou pela retidão com a maravilhosa estrela, reconhecida pela sabedoria de suas mentes como o sinal a ser seguido, para orientação dos seus passos até onde se achava o Menino Deus”.
Seus restos estão sepultados na cidade de Colônia, na Alemanha, onde foi construída a Catedral dos Reis Magos e sua festa, comemorada no dia seis de janeiro é uma das mais populares da Igreja Católica.

Adaptado:
http://www.derradeirasgracas.com. Acessado em 20/12/2015.



Nenhum comentário:

Postar um comentário