quinta-feira, 3 de março de 2016

CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2016


O Tema da CFE (Campanha da fraternidade ecumênica) “Casa comum, nossa responsabilidade” tem como lema: “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca”. E apoia-se em Amós 5,24.
        A CFE tem como objetivo principal, chamar atenção para a questão do saneamento básico no Brasil, retratando sua importância para garantir desenvolvimento, saúde integral e qualidade de vida para todos. Este é um tema Ecumênico, tendo em vista que a questão do Saneamento afeta todas as pessoas, independente da fé que professem.
       O objetivo geral da CFE é “assegurar o direito ao saneamento básico para todas as pessoas e propor o empenho dos cristãos para à luz da fé, lutar pela execução de políticas públicas e atitudes responsáveis que garantam a integridade e o futuro de nossa Casa Comum”: o Planeta Terra.
     As reflexões sobre o referido tema apontam que esse é um direito humano fundamental e requer a união de esforços entre sociedade civil, e poder público no planejamento e na prestação de serviços e de cuidados.
        Vale salientar que o esgoto sanitário, a limpeza urbana, O abastecimento de água potável, o manejo de resíduos sólidos, o controle de meios transmissores de doenças e a drenagem de águas pluviais são medidas importantes e necessárias para que todas as pessoas possam ter saúde e vida dignas.
      O Amor e Misericordioso do nosso Deus através de sua Palavra e sempre indicou aspectos importantes da caridade e da justiça, como fundamentos do seu Reino.  E podemos constatar nas sagradas Escrituras que a Vida em plenitude é o seu grande projeto de amor para a humanidade
Portanto, homens e mulheres, crianças e jovens devem ter a coragem de se comprometer na construção do bem comum! “A justiça social está intrinsecamente ligada à justiça ambiental”. Seja de forma individual e/ou comunitária precisamos fazer a nossa parte.
Mazé Andrade - CDMD


Nenhum comentário:

Postar um comentário