domingo, 6 de março de 2016

O TEMPO DE QUARESMA


A Igreja está vivendo a Quaresma, Tempo Litúrgico que precede e dispõe à celebração da Páscoa. É, portanto um Tempo de escuta da Palavra de Deus e de conversão, de preparação e de memória do Batismo, de reconciliação com Deus e com os irmãos.
A Quaresma remota o Povo de Deus que durante quarenta anos partiu em busca da Terra Prometida. Assim, hoje a Igreja orienta o Povo de Deus a buscar durante quarenta dias o “caminho para a Páscoa”, valendo-se do recurso mais frequente às “armas da penitência cristã”: a oração, o jejum e a esmola (ver MT 6,1-6.16-18). É este um tempo de preparação, e um tempo “forte”, que prepara, para um tempo “mais forte” ainda: a Páscoa. Como tempo de preparação à Páscoa, a Quaresma se apoia em dois pilares: a contemplação da Páscoa de Jesus; e a participação pessoal na Páscoa do Senhor através da penitência e da celebração ou preparação dos sacramentos pascais: batismo, confirmação, reconciliação, eucaristia, com os quais incorporamos nossa vida à Páscoa do Senhor Jesus.
Neste período deve-se procurar a maior austeridade possível, tanto para o altar, o presbitério, e outros lugares e elementos celebrativos.
Na Quaresma há que suprimir as flores, os tapetes não necessários, a música instrumental- ao não ser que esta seja imprescindível para um bom canto. Omite-se sempre o “Aleluia” em toda celebração. Aos domingos se omite o hino do “Glória”. Os ornamentos usados são os roxos. Esta cor indica um sentido de recolhimento que alimenta uma esperança. Na Quaresma o roxo se refere a uma profunda interiorização num tempo forte de penitência e conversão, de jejum e oração.
É também uma espera por um grande acontecimento, que nos convoca a uma preparação adequada.
Dessa forma todos os fiéis católicos são convidados a vivenciar este tempo de preparação para celebrar a Páscoa de Cristo como um verdadeiro cristão batizado buscando a conversão de seus pecados.
Adaptado de:
http://www.a12.com
acessado em 17 de fevereiro de 2016


Nenhum comentário:

Postar um comentário