quarta-feira, 7 de setembro de 2016

Grito dos Excluídos


Neste mês de setembro a Igreja Católica no Brasil celebra o Dia dos Excluídos. O lema do Grito de 2016 nasceu a partir de uma afirmação do Papa Francisco. Assim, se chegou a “Este sistema é insuportável: exclui, degrada e mata”. Segundo o Grito, é notório que nos momentos de crise, seja política, econômico-social, que estes sistemas não suportam as mulheres, os pobres, os negros, os excluídos da sociedade. Dessa forma, sempre alguém será violado de diferentes formas, seja excluído, exterminado, ausente dos direitos básicos.
O lema perpassa, então, pelas várias crises, inclusive a humanitária. Cada vez mais se vive em guetos, se alimenta a intolerância, se destroem os valores humanos. E a engrenagem do sistema passa por cima de quem não compactua com as regras de sobrevivência e da própria vida em sociedade. “O lema este ano é bem desafiador. Vamos botar o povo na rua e denunciar as mazelas desta sociedade excludente em que vivemos”.
Em 2016 acontece a 22ª edição do Grito dos Excluídos. As Manifestações do Grito dos Excluídos acontecem na Semana da Pátria, com ponto máximo no dia 7 de Setembro – Dia em que se comemora a Independência do Brasil.
Na Diocese de Guarabira o evento acontecerá na Paróquia de Nossa Senhora de Guadalupe na cidade de Guarabira na segunda semana de setembro.
Fonte: http://www.a12.com/noticias/detalhes/22o-grito-dos-excluidos-ja-esta-sendo-preparado









Nenhum comentário:

Postar um comentário