sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Mês Missionário


Celebrada pela Igreja Católica, de forma especial em outubro, as missões são iniciativas religiosas destinadas a propagarem os princípios do Cristianismo entre os povos não cristãos.
Por sua vez, estas são um simples ministério da Palavra. Mas, além disso, as missões se estruturam ou inserem em comunidades estáveis e procuram integrar os princípios cristãos com a realidade de vida dos povos em que se implantam. Assim, ultrapassam a esfera religiosa e assumem uma dimensão social, econômica, educativa, assistencial e, muitas vezes, também artística e cultural.
Paulo de Tarso é tido pela Igreja como o primeiro grande missionário. E atualmente a Igreja considera todo cristão batizado como missionário a serviço da evangelização e propagação da salvação em Cristo Jesus.
Os católicos, que fundaram as missões nas Américas, ao converterem os povos indígenas em massa, tornaram esta como uma das missões historicamente mais importantes dentre as fundadas pela Igreja de Cristo.
Na contemporaneidade as missões já não tendem a impor sua visão sobre as culturas nativas. Elas procuram apresentar os princípios cristãos de forma compreensível para que os indivíduos possam ter uma nova opção e escolher sua crença com maior consciência e engajamento. As atuais missões dirigem boa parte de seus esforços para que se formem lideranças locais que conduzam suas comunidades para um desenvolvimento ao longo de linhas autodeterminadas, autossustentadas e em integração com seus contextos regionais ou nacionais.
Fiquemos atentos a nossa Missão de Cristãos batizados e busquemos evangelizar neste mês das Santas Missões.



Nenhum comentário:

Postar um comentário