quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Datas comemorativas do mês de novembro na Igreja Católica

01 – Todos os Santos

A solenidade do dia de Todos-os-Santos é celebrada em honra de todos os santos e mártires, conhecidos e também os desconhecidos. Esta festa é celebrada pelos crentes de muitas das igrejas da religião cristã. O Papa Gregório III dedicou uma capela em Roma a Todos-os-Santos e todos os anos, em 1º de novembro eles são homenageados.

02 – Finados

Nesta data os cristãos celebram a memória dos fieis defuntos. As missas celebradas nos cemitérios lembram os falecidos. Em Roma é celebrada uma missa pelo papa em intenção por todos os cardeais e bispos falecidos durante todo o ano.
Na Paróquia acontece missas nos cemitérios da Vila Gravatá e no Cemitério São Sebastião, na cidade onde após as missas o padre faz asperge os túmulos em sinal de bênção. 

21 -  Apresentação da Santíssima Virgem

Apresentação da Virgem Maria é o nome de uma festa litúrgica celebrada pela Igreja Católica. A festa está associada com um evento que não está relatado no Novo Testamento, mas no apócrifo Evangelho de Tiago. De acordo com o relato, os pais da Virgem MariaJoaquim e Ana, que não podiam ter filhos, receberam uma mensagem de que teriam um filho e Como agradecimento pela graça da filha que lhes veio, eles a levaram ainda pequena para o Templo em Jerusalém para consagrá-la a Deus. Mais tarde, Maria torna-se a “Escolhida” e a Ela é confiada gestação do Salvador.
  
Cristo, Rei do universo


A Igreja Católica romana de acordo com seu calendário geral celebra no dia 27 de novembro em 2016 a Festa de Cristo Rei, o rei do universo. A festa foi criada pelo Papa Pio XI em 1925 e marca a passagem do calendário litúrgico.
De acordo com o rito católico romano, é chamado de "Ano Litúrgico" ou "Ano Cristão", no momento que vão desde o primeiro domingo do Advento e na última semana do Tempo Comum, durante o qual a Igreja celebra todo o mistério de Cristo, desde o nascimento até a sua segunda vinda

Adaptados da internet.



Nenhum comentário:

Postar um comentário