quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Um novo tempo a de vir


Estamos iniciando o novo ano litúrgico e vivenciando o Advento do Senhor. Tempo de alegria e graça, o advento compreende as quatro semanas que antecedem o Natal, em preparação para o nascimento de Cristo Jesus. Este período litúrgico evoca a dupla vinda de Jesus Cristo: a verificada em Belém, quando Ele veio ao mundo, e a que ocorrerá no Seu regresso no Dia do Juízo. Por isso a característica deste tempo, com o qual começa o ano eclesiástico, é a purificação como preparação para receber “Aquele que está para vir”. *
Na aparição à Maria, o Anjo Gabriel disse que em breve ela daria à luz a um menino, o filho de Deus que viria para trazer luz ao mundo. Esse tempo de espera é caracterizado hoje como advento. Tempo de Luz. E a Igreja liturgicamente o representa com a cor roxa que simboliza
No advento há algumas simbologias, como a coroa do advento e usa-se a cor roxa. A coroa do advento é feita de ramos de abeto, com quatro velas (círios), que se acendem uma após a outra nos quatro domingos do advento.
As quatro velas da coroa representam cada uma das quatro semanas e são acesas em cada Domingo do Advento, sendo representadas nas cores verde, vermelha, branca e roxa.
A cor litúrgica desse tempo e a cor roxa que simboliza a espera da luz que virá, Jesus Cristo como fonte de salvação para todos. 


*www.significados.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário