sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

A comunicação e o testemunho da caridade


Enfim chegou dezembro: o novo ano litúrgico começou, o ano civil terminou. É tempo de celebrar o advento e viver o Natal. O Natal de Jesus Cristo que nasce a cada dia em nós e que morre todos os dias quando os cristãos deixam de viver seus mandamentos.
No ano de 2014 a Igreja lançou o Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil, o Documento 99. Este Documento é destinado aos responsáveis pela formulação e pela condução das práticas de comunicação [...] na vida eclesial e nas relações da Igreja com a sociedade.
Por viver no mês de dezembro um clima favorável à prática da caridade, compartilhamos com todos(as) o número 29 do Diretório que relata:
A comunicação como fator de comunhão - 29. A ação comunicativa oferece caminhos para o testemunho da caridade, facilita os relacionamentos interpessoais, favorece a partilha, a colaboração e o serviço aos mais necessitados. A comunicação pode contribuir para o crescimento de uma consciência “das alegrias e das esperanças, das tristezas e das angústias dos homens de hoje, dos pobres e, sobretudo, de todos aqueles que sofrem”. Com fator de comunhão, a comunicação ajuda a Igreja a crescer como comunidade, a aproximar-se das pessoas, a conhecer suas necessidades e expectativas, no desejo de encontrar respostas aos seus anseios. Vivenciar e testemunhar a verdade última do amor é a melhor comunicação que a Igreja pode realizar (Documento 99 da CNBB, 2014, p. 26).
Então, é isso. A Igreja de Jesus Cristo em todos os tempos requer de seus fiéis que vivam em comunhão com seu próximo através da comunicação vivenciada na cultura do encontro, no encontro com consigo mesmo(a), com o outro. No encontro que só se concretiza com Cristo e por Cristo.
Viver o Natal é antes de tudo construir um encontro cristão de caridade e fortalecimento da fé.
Feliz Natal e que Jesus Cristo possa nascer todos os dias em nossas vidas!

Equipe PASCOM
Por Aldaberon V. do Nascimento



Nenhum comentário:

Postar um comentário