quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

O ANO LITÚRGICO

       


 O ano litúrgico na vida do cristão tem seu início no primeiro domingo do Advento e termina no último sábado do tempo comum, que é na véspera do 1º domingo do Advento. É o tempo no qual a igreja faz memória da obra salvífica do nosso Deus, levada à plenitude em Jesus, no decurso do ano.
      O ápice do ano litúrgico é a celebração da Páscoa. (paixão, morte e ressurreição do Senhor). No entanto, a Páscoa de Cristo é celebrada pela igreja em três situações bem determinadas: anualmente, na semana santa; semanalmente, no domingo; diariamente, em cada Eucaristia.

O ano litúrgico está assim organizado:


      Dentro do ano litúrgico ocorre a celebração de outras festas: Conversão de São Paulo: 25 de janeiro;        São José: 19 de março; natividade de João Batista: 24 de junho; São Pedro e São Paulo: 29 de junho; Assunção de Maria: 15 de agosto; Nossa Senhora Aparecida: 12 de outubro; Todos os Santos: 1º domingo depois de 1º de novembro; Imaculada Conceição: 08 de dezembro; Ascensão: 7º domingo da Páscoa; Pentecostes: 50 dias após a páscoa; SS. Trindade: 10º domingo do tempo comum; Corpo de Deus: 5ª feira após a ss. Trindade;  Cristo Rei: ultimo domingo do tempo comum.
       Para cada tempo do ano litúrgico temos as cores das vestes litúrgicas que indicam o mistério celebrado. Estas cores foram fixadas em Roma no século XII. Em pouco tempo os cristãos do mundo inteiro aderiram a este costume.
       A cor Branca é Usada na Páscoa, no Natal, nas Festas do Senhor, nas Festas de Nossa Senhora e dos Santos, exceto dos mártires. Simboliza alegria, ressurreição, vitória, pureza e alegria. –
 O Vermelho - Lembra o fogo do Espírito Santo. Por isso é a cor de Pentecostes. Lembra também o sangue. É a cor dos mártires e da sexta-feira da Paixão.
  O Verde - Se usa nos domingos do Tempo Comum e nos dias da semana. Está ligado ao crescimento, à esperança.
 O Roxo - Usado no Advento e na Quaresma. É símbolo da penitência e da serenidade. Também pode ser usado nas missas dos defuntos e na confissão.
 O Preto - É sinal de tristeza e luto. Hoje é pouco usado na liturgia.
 O Rosa - O rosa pode ser usado no 3º domingo do Advento (Gaudete) e 4º domingo da Quaresma (Laetare)

Mazé Andrade  - CDMD



Nenhum comentário:

Postar um comentário