segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

Feliz Ano Novo


Esta afirmação representa desejos de coisas boas e novas esperanças entre as pessoas. No dia 1° de janeiro, feriado nacional, comemora-se no mundo todo o Dia da Confraternização Universal, também conhecido como Dia Mundial da Paz no calendário civil e trata-se do 1º dia do ano. A data é precedida pela festa de Réveillon, iniciada na noite do dia 31 de dezembro, quando pessoas se reúnem para a contagem regressiva até a passagem de ano.
Esta celebração tem origem num discurso do papa Paulo VI, de 1968, no qual ele declarou que todo dia primeiro de cada ano deveria ser considerado o Dia Mundial da Paz. O pontífice sugeriu que a data não se restringisse à tradição católica, mas que se estendesse ao mundo todo com um “caráter sincero e forte de uma humanidade consciente e liberta dos seus tristes e fatais conflitos bélicos”.
A Organização da Nações Unidas – ONU declarou o 1° de janeiro como o Dia da Confraternização Universal, que convida todas as nações e povos ao diálogo e à paz.
No Brasil, a Lei Federal 662 de abril de 1949, assinada pelo então presidente Eurico Gaspar Dutra define a data como feriado nacional.
Neste dia são trocados votos de felicidade, alegria e paz para o Novo Ano entre diferentes pessoas, de diversas culturas, credos e afinidades. A época, propícia é envolvida por reflexão, renovação e reconstrução, onde esperança e sabedoria são vivenciadas e transmitidas por todos.
Vale lembrar que  para a Igreja o calendário civil difere do calendário litúrgico que encerra o ano com a Festa de Cristo Rei do Universo e inicia o novo ano com a celebração do primeiro domingo do Advento se preparando para o nascimento do Jesus Menino que renasce em cada pessoa e eleva estimas de novos reflexos do ano que inicia com desejos de paz na celebração do 1º de janeiro.
Então, que as pessoas possam celebrar a paz dentro de si todos os dias do ano vindouro. Afinal o mundo está sedento de PAZ!
Por Aldaberon Vieira, baseado em
http://icalendario.br.com/festa-civica/confraternizacao-universal


Nenhum comentário:

Postar um comentário