sábado, 11 de março de 2017

Campanha da Fraternidade 2017


Tema: Fraternidade: Biomas Brasileiros e defesa da vida
Lema: Cultivar e Guardar a Criação (Gn 2, 15)
Mais uma vez a Campanha da Fraternidade traz uma questão ambiental, baseada nas sagradas escrituras e na crise socioambiental que o mudo, e consequentemente, nosso país está vivendo. Neste ano somos convidados pela CF a uma “conversão ecológica”, pois, como cristãos não podemos nos omitir frente aos problemas que a criação de Deus está sofrendo. Assim a CF tem como objetivo geral “Cuidar da criação, de modo especial dos biomas brasileiros, dons de Deus, e promover  relações fraternas com a vida e a cultura dos povos, à luz do Evangelho.” (CNBB 2017, p.16).
Nossa cidade está inserida no bioma Mata Atlântica, o qual se estende por 17 estados, que vão do Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul. Originalmente possuía uma densa cobertura vegetal, com uma enorme riqueza de espécies e grandes rios. Porém este bioma também foi um dos mais destruídos, sendo alvo do desmatamento em grande escala, o que acarretou a extinção de espécies, redução dos rios e poluição das águas.
  Diante da problemática que todos os biomas vêm sofrendo, em especial o bioma Mata Atlântica, do qual fazemos parte, e observando a realidade do nosso município, devemos refletir sobre qual futuro queremos dar as próximas gerações e o que podemos fazer para cultivar e guardar a criação.
Assim, não apenas na quaresma mas durante todo o ano, somos convidados por Deus e pela igreja a mudanças diárias e concretas, que passam pelo amor, cultivo, preservação, defesa entre outros, para que esta campanha gere frutos ao nosso redor e no nosso coração.

Iara Medeiros
Consagrada da Comunidade DMD
Formada em Ecologia pela UFPB


Nenhum comentário:

Postar um comentário