domingo, 12 de novembro de 2017

Catequese de estilo catecumenal e sua origem


No tempo dos primeiros cristãos, mesmo em meio a duras perseguições, as pessoas se sentiam atraídas a viver em comunidade pela força do testemunho. Nascia no coração o desejo de abraçar a fé, e de ser membro do Corpo místico de Cristo que é a sua Igreja. O processo de entrada se dava através da catequese que a pessoa recebia. Ela passava pelas etapas catequéticas as quais preparavam para a vida em comunhão e se preciso fosse  dar vida por Cristo e sua Igreja, se daria. (Atos 2,37-41). Esse tempo de preparação dos primeiros cristãos para receber o santo  batismo, chegava a durar três ou quatro anos.
O tempo passou.  E passou também a perseguição aos cristãos. E  uma boa parte das pessoas foram desejando entrar na comunidade por algum tipo de interesse, e não por convicção. Elas recebiam os sacramentos mas não seguiam os ensinamentos do Mestre; não se tornavam discípulas. E ainda hoje, existem pessoas que buscam na Igreja uma catequese sacramental.
Na sua essência, a catequese é tempo de preparar discípulos para o Senhor. Com o estilo de catequese que a nossa Diocese abraçou, nota-se que existem questionamentos de alguns, que afirmam que mudamos a Catequese.  Na verdade, estamos resgatando verdadeiramente a sua origem.
            Após perpassar séculos de história e de transformações culturais,  os tempos de modernidade em que vivemos exige de nós, uma postura de  cristão autêntico. "Precisamos nascer de novo."


Nenhum comentário:

Postar um comentário