quarta-feira, 20 de janeiro de 2021

São Sebastião de Lagoa de Dentro

 



Celebrado em 20 de janeiro, São Sebastião é um dos santos mais populares da Igreja Católica. Italiano, Sebastião nasceu em Narbonna, região situada próxima a Milão. Foi soldado militar e defensor cristão. Serviu ao imperador Diocleciano, que o mandou matar por se dedicar com bravura, também aos ensinamentos cristãos.  

Reconhecido como um homem bom, que sentia prazer em ajudar seu próximo e por converter muitas pessoas ao cristianismo, Sebastião se tornou um dos santos mais fervorosos do catolicismo.

No Brasil, a devoção ao Santo é percebida em muitas cidades, a exemplo do Rio de Janeiro, um dos maiores centros brasileiros celebra São Sebastião como seu padroeiro que remota aos tempos do império, que denominou aquela localidade de São Sebastião do Rio de Janeiro.

Na Diocese de Guarabira, na Paraíba o Santo é patrono de ao menos três Paróquias e có-padroeiro de outras.

Lagoa de Dentro é uma das paróquias da Diocese que mais demonstra sua manifestação de fé no santo. Não há registros históricos de quando a comunidade começou celebrar a devoção a São Sebastião, mas o evento acontece há muitos anos na data de registro de sua morte. Relatos orais dão conta de que no final do século XIX a região foi tomada por uma epidemia de bexiga, peste que provocou a morte de dezenas de pessoas na região e que um morador teria feito uma promessa ao Mártir defensor da peste e da guerra e tendo sido atendidas as suas preces, a peste cessou e a partir de então uma grande devoção se propagou.

Nas últimas décadas são várias as manifestações que constituem o evento cultural mais popular no município. Eventos religiosos e profanos tornam este período o mais festivo e participativo do ano. São missas, novenas, Adoração ao Santíssimo, cavalgada, quermesse, bingos, leilões, lapinha, teatro, procissões, alvorada, festa em praça pública e diversos outros eventos. Além de ser patrono da Paróquia, o Mártir guerreiro é padroeiro de duas comunidades rurais – Gravatá e Pitombas.

O povo lagoadentrense é reconhecido por autoridades católicas como um fervoroso celebrante da fé ao Mártir. Isso é demonstrado no retiro popular que acontece entre os dias 11 e 20 de janeiro, que culmina com a Procissão e a Missa do Grande Dia. Um momento que reúne milhares de pessoas numa demonstração de fé e reconhecimento da intercessão do Santo pelo povo dessa Terra.

20 de janeiro, Dia de São Sebastião!

Salve, o nosso Santo Guerreiro!

Salve São Sebastião de Lagoa de Dentro!!


Um comentário: