segunda-feira, 4 de abril de 2011

Ainda estamos no período da Quaresma, tempo litúrgico que nos convida à conversão em preparação à festa da Páscoa.
A Igreja nos chama a intensificar a prática da penitência que se concretiza através do jejum, da esmola e da oração.
A Quaresma é um tempo favorável que nos leva a refletir nossa vida, a deixar o pecado e a voltar para Deus. E para isso fazemos penitência. A qual existe não para nos privar de algo que gostamos, mas para nos purificar, concedendo-nos forças para lutar contra o pecado.
Cada pessoa pode escolher a penitência que quer fazer: deixar de assistir TV ou ouvir rádio, não comer ou beber algo de que se goste muito, rezar mais, dormir um pouco menos, entre outras.
Jesus conseguiu forças para vencer as tentações jejuando e rezando. E também nós podemos vencê-las praticando sempre uma virtude oposta ao pecado. Assim, quando somos humildes vencemos o orgulho, quando damos esmolas vencemos a ganância, quando jejuamos vencemos a gula, quando ajudamos os outros vencemos o comodismo.
A Bíblia nos ensina: “É boa a oração acompanhada de jejum e dar esmolas vale mais do que juntar tesouros de ouro”. (Tb 12,8).
Portanto, não desperdicemos esse tempo favorável, reconciliemos – nos com Deus e façamos penitência para resistir as tentações e vencer o pecado.

Mª de Fátima Vieira Carvalho
PASCOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário