sexta-feira, 22 de abril de 2011

A espiritualidade do Tríduo Pascal

De acordo com o Catecismo da Igreja Católica[i], “partindo do tríduo pascal, como de sua fonte de luz, o tempo novo da Ressurreição enche todo o ano litúrgico com sua claridade.(...)O mistério da ressurreição, no qual Cristo esmagou a morte, penetra nosso velho tempo com sua poderosa energia até que tudo lhe seja submetido”.
O Tríduo Pascal começa na tarde da Quinta-Feira santa, com a celebração da Santa Missa da Ceia do Senhor, alcançando seu ponto alto na Vigília Pascal e concluindo no Domingo de Páscoa. São dias de forte espiritualidade, onde somos chamados a passar pelos sofrimentos e dores do Cristo do Calvário e, juntos, vivenciarmos a glória da Ressurreição.
Todos os católicos deveriam vivenciar intensamente esses dias, como oportunidade de renovarem a fé no Cristo que venceu a morte. O gesto em que Jesus lava os pés dos discípulos, revivido na Quinta-feira Santa, traz para nós o desejo de buscarmos um coração mais humilde e disposto a amar sem reservas, assim como a trasladação do Santíssimo Sacramento do altar principal para a capela onde será adorado deve gerar em nós a busca pela Eucaristia, fonte de amor. A Sexta-Feira Santa é um dia de buscarmos ainda mais as práticas espirituais do jejum, da penitência, da esmola, da caridade, da oração. Um dia onde somos iluminados pela dor do Calvário, pela esperança na vitória. A Vigília Pascal é uma vasta celebração da Palavra de Deus em torno do sepulcro vazio, que continua com o Batismo e com a Eucaristia. Sempre ao final da celebração do sábado e no Domingo de Páscoa se proclama o grande fato da Ressurreição, que, para o Cristianismo, é o maior de todos.
Assim, busquemos vivenciar na espiritualidade do Tríduo Pascal uma renovação da nossa fé, na certeza de que em Cristo somos mais que vencedores porque Ele venceu a morte e, NELE, somos vitoriosos.
Ao gritarmos o Aleluia possamos deixar para trás tudo o que é velho, buscando uma mudança radical em nossa vida. “O Cristo Ressuscitado vive no coração de seus fiéis. NELE, os cristãos experimentaram as forças do mundo que há de vir (Hb 6,5) e sua vida é atraída por Cristo ao seio da vida divina, a fim de que não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que morreu e ressuscitou por eles (2Cor 5,15)”[ii].
É tempo de caminharmos com Jesus na estrada da vitória. Nela, renovamos a fé, a esperança e o amor. Que as luzes da Ressurreição nos iluminem e nos tragam a certeza de que o Sepulcro Vazio é o sinal de que Ele Vive, Ele está no meio de nós!

                        Uma santa Semana para todos!


Cláudia Simone Costa de Oliveira
Consagrada da Comunidade Doce Mãe de Deus
Missão Lagoa de Dentro
claudiacdmd@gmail.com


[i] 1168, p.330
[ii] 655, p.189

Nenhum comentário:

Postar um comentário