segunda-feira, 4 de abril de 2011

QUARESMA: TEMPO DE MUDAR DE VIDA!

A Quaresma, que se inicia na Quarta-feira de Cinzas, é um tempo da Liturgia muito importante para a nossa caminhada cristã, pois nos ajuda a bem nos prepararmos para a celebração da Páscoa do Senhor. É tempo de buscarmos uma mudança de vida! Deixar o que é velho em nós e buscarmos as coisas do Alto! É preciso mudar de vida! Esse tempo não pode ser vivido de qualquer jeito e muito menos passar despercebido pelos cristãos.
É um tempo favorável à busca da conversão de vida e à renovação interior. Podemos afirmar:não há Quaresma sem conversão! Converter-se é separar-se do mal e voltar-se para o bem. É mudar radicalmente de vida. A conversão radical é aquela que alcança o coração. Exige gestos concretos de amor e de misericórdia, de partilha fraterna e de justiça. E o processo de conversão não para nunca, dura enquanto perdurar nosso peregrinar neste mundo.
Converter-se é procurar viver todos os dias a “vida nova”, da qual Cristo nos revestiu, transformando-nos n'Ele, para fazermos um só corpo com Ele e com os irmãos.Há em nós atitudes que devem morrer. Converter-nos, a cada dia, exige morrer aos poucos, sepultar-nos com Cristo para ressuscitarmos com Ele.
É a força do amor de Deus que nos atrai para a conversão e nos afasta do Mal. A conversão quaresmal significa, portanto, crescer na prática das virtudes cristãs.
Ao longo da Quaresma, somos convidados para contemplar o Mistério da Cruz, entrando em comunhão com os sofrimentos de Cristo, tornando-nos semelhantes a Ele na Sua Morte, para alcançarmos a Ressurreição. Caminhamos com a Bem-Aventurada Virgem Maria para o Calvário, sofremos e morremos com Cristo para, com Ele, Ressuscitarmos. Isso exige uma transformação profunda pela ação do Espírito Santo, orientando nossa vida segundo a vontade de Deus, libertando-nos de todo egoísmo, superando o instinto de dominação sobre os outros e abrindo-nos à caridade. Nunca esqueçamos: Deus é Amor!
Também é o tempo favorável para nos reconhecermos frágeis e, por isso mesmo, precisamos lavar a nossa alma, através do Sacramento da Reconciliação. É a Misericórdia do Pai que nos abraça e, no Amor, nos purifica, nos lavando do pecado e nos fazendo novas criaturas. Precisamos nascer de novo! Homens e mulheres transformados pela ação de Deus! É a transformação do Amor em nossos corações!
Precisamos da prática dos exercícios espirituais, das liturgias penitenciais, das privações voluntárias como o jejum e a esmola, da partilha fraterna e das obras de caridade, bem como precisamos nesse tempo ter muitos momentos de intimidade com Deus, encontros de oração e de busca Daquele que se permite ser encontrado por nós.
Quanto mais buscarmos, através das práticas espirituais e penitenciais, nos encontrar com o Senhor, mais e mais frutoscolheremos para a nossa vida. Precisamos mudar de vida, precisamos ser mais de Deus e esse é o tempo favorável!
Uma santa quaresma para todos!

Cláudia Simone Costa de Oliveira
Consagrada da Comunidade Doce Mãe de Deus
Missão Lagoa de Dentro
claudiacdmd@gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário