domingo, 27 de novembro de 2011

Advento, tempo de esperança!


 A palavra “advento” quer dizer “que está para vir”. O tempo do Advento é para toda a Igreja, a vivência do mistério de espera e preparação da vinda de Cristo. Neste tempo celebramos nas primeiras semanas a espiritualidade de espera da segunda vinda, e nas semanas mais próximas a preparação para sua primeira vinda, seu nascimento.
É momento de mergulhar na liturgia cristã. É tempo de espera e esperança, de estarmos atentos e vigilantes, preparando-nos alegremente para a vinda do Senhor, como uma noiva se enfeita, se prepara para a chegada de seu noivo, seu amado. O Advento começa às vésperas do Domingo mais próximo do dia 30 de Novembro e vai até as primeiras vésperas do Natal de Jesus contando quatro domingos.
O tempo do Advento é tempo de esperança porque Cristo é a nossa esperança (I Tm1, 1).Também é tempo propício á conversão.É necessário que “preparemos o caminho do Senhor” nas nossas próprias vidas,”lutando até o sangue” contra o pecado, através de uma maior disposição para a oração e mergulho na Palavra.
O Advento deve ser celebrado com sobriedade e com discreta alegria. Não se canta o Glória, para que na festa do Natal, nos unamos aos anjos e entoemos este hino como algo novo, dando glória a Deus pela salvação que realiza no meio de nós.
Temos nesse tempo a cor roxa nas vestes litúrgicas como sinal de conversão em preparação para festa do Natal. Vários símbolos do Advento nos ajudam a mergulhar no mistério da encarnação e a vivenciar melhor este tempo. Entre eles há a coroa ou grinalda do Advento. Ela é feita de galhos sempre verdes entrelaçados, formando um círculo, no qual são colocadas 4 grandes velas representando as 4 semanas do Advento.
Podemos também, em nossas casas, com as nossas famílias, mergulhar no espírito do Advento celebrando-o com a ajuda da coroa do Advento que pode ser colocada ao lado da mesa de refeição.
Com espírito de oração aguardemos a Vinda Bendita de nosso Amado Salvador, a Luz dos homens, o consolo, a justiça, a paz e o bem!







Izis Cristina
                         Consagrada da Comunidade Doce Mãe de Deus
Missão Lagoa de Dentro-PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário