quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Assembleia Diocesana: Diocese de Guarabira aprova Plano de Ação Pastoral 2012-2015

Mais de 140 Pessoas da Diocese de Guarabira, entre elas, o Bispo Diocesano Dom Lucena, padres, diáconos, religiosos (as), seminaristas, leigos (as), coordenadores Diocesanos de Pastoral, movimentos, grupos e serviços participaram da X Assembleia Diocesana de Pastoral, realizada nos dias 18 e 19 de novembro, no Santuário Pe Ibiapina, em Santa Fé, cujo tema: “Partir de Cristo para a missão, suscitando vida em comunidade”.

A Assembleia teve início, na sexta-feira (18), por volta das 09h da manhã, quando foi instalada oficilamente pelo Bispo Diocesano Dom Lucena, falando sobre os objetivos da Assembleia e das urgências e desafios da  evangelização nos tempos atuais. Em seguida, o Pe. João Bosco, responsável pela assessoria e colaborador da Equipe de Coordenação de Pastoral, apresentou as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE – doc 94), destacando os principais aspectos do documento, que  nortearam os trabalhos, antes e durante toda a Assembleia. Ainda na manhã da sexta-feira (18),  foi feita a leitura, reflexão e discussão em grupos, do texto base (Instrumento de trabalho) - Plano Diocesano de Pastoral: 2012-2015, seguida da plenária que expôs as  e ressalvas das discussões realizadas durante o estudo feito pelas equipes.

O Plano Diocesano de Pastoral, elaborado para o quadriênio 2012-2015, segue as orientações das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE – doc 94), utilizando o método Ver, Julgar e Agir, foi aprovado por todos os presentes e será publicado posteriormente, passando a ser um importante instrumento para Ação Evangelizadora da Igreja Diocesana.

O último dia da Assembleia, foi dedicado a um breve aprofundamento sobre o RICA (Ritual da Iniciação Cristã de Adultos), feito pelo Pe. Bosco, dando a conhecer os passos para a Iniciação Cristã. Neste contexto, as cinco Regiões Pastorais, com suas respectivas representações, reuniram-se e priorizaram suas ações Pastorais e sugestões que foram contempladas em seguida, durante a elaboração do calendário Diocesano 2012
Fonte: PASCOM DIOCESANA

Nenhum comentário:

Postar um comentário