quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

OURO, INCENSO E MIRRA: RECEBE, SENHOR, A NOSSA OFERTA!

A Liturgia da Igreja celebra no mês de Janeiro a grande Festa da Epifania do Senhor, que é a manifestação de Jesus como Messias de Israel, Filho de Deus e Salvador do mundo. Com o Batismo de Jesus no Jordão e com as Bodas de Caná, celebramos a Adoração de Jesus pelos magos vindos do Oriente.

A vinda dos Magos a Jerusalém para prestar homenagem ao Rei dos Judeus nos mostra que eles procuram Israel, iluminados pela estrela de Davi, procuram aquele que será o Rei das Nações.
Primeiramente, Jesus Menino se apresenta a seu povo Judeu através dos Pastores de Belém que, avisados pelos Anjos, foram adorar o Deus Menino em Belém. Em seguida, por sua Epifania, quis se manifestar aos pagãos, para mostrar que Ele veio para reinar sobre todos os povos. Os pagãos são representados pelos Reis Magos, que possivelmente deviam ser reis das cidades orientais.
Os Magos, Baltazar, Gaspar e Belquior, foram para Belém guiados pela Estrela até a gruta santa e, lá, encontraram o Menino Deus e seus pais. Poderiam até se questionar que Rei era aquele que havia nascido numa manjedoura e não em um berço de ouro. Mas, a fé sustentou a convicção daqueles homens. Deixaram que o próprio Deus os guiasse. Adoraram o Menino e lhe ofereceram ouro, incenso e a Mirra.
O ouro é dado ao Rei, significando a sabedoria. O incenso é oferecido a Deus, significando a oração. A mirra significa a mortificação da carne.
Foi a Estrela que guiou os Reis Magos até a Luz Infinita, o próprio Jesus, e, assim, devemos permitir que a fé nos leve em todos os momentos da nossa vida. Quando tudo estiver mais difícil, olhemos para a Estrela e permitamos que Ela nos guie, nos conduza nos caminhos da fé!
Precisamos ofertar, assim como os Reis, o ouro, o incenso e a mirra. Ofertemos o que temos de melhor e, guiados pela Estrela da Fé, sejamos conduzidos até a Gruta Sagrada, onde descansa em paz a Luz do Mundo, Nosso Senhor Jesus Cristo, a encarnação do Verbo que veio para trazer uma nova esperança a todos os povos.
Com o ouro, ofertemos os nossos talentos, colocando-os à disposição do Reino de Deus. Com o incenso, ofertemos o nosso desejo de estar cada vez mais em intimidade com o Senhor, em momentos de profunda oração. Com a mirra, busquemos a purificação interior, a limpeza da nossa alma. Esse é o tempo de ofertar-nos por inteiro ao Senhor, sem medos e sem receios. É tempo de fé!
Sejamos, então, guiados pela Estrela da Fé...
Que Jesus, Maria e José, a Família Santa e Sagrada de Nazaré, abençoe nossas famílias, nos guiando e nos guardando no Amor. Que cada lar possa ser transformado pela presença do Cristo pobre do Presépio, fonte inesgotável de amor e paz.
Ofertemos ao Senhor, por nossas famílias o ouro, o incenso e a mirra, o que temos de melhor! As nossas vidas! O mundo precisa conhecer a Deus!
Eis o tempo favorável...


Cláudia Simone Costa de Oliveira
Consagrada da Comunidade Doce Mãe de Deus
Missão Lagoa de Dentro
claudiacdmd@gmail.com

Um comentário: