domingo, 21 de dezembro de 2014

LAGOA DE DENTRO DA MINHA INFÂNCIA...


É pequena e elegante, pacata e charmosa... É verdade que possui lindas paisagens, mas a sua maior beleza é a sua gente simples e ordeira, trabalhadora e feliz. Não possui monumentos suntuosos, nem pode se gloriar de grandes epopéias... contudo, não faltam boas histórias para entreter as tardes bucólicas e os serões festivos dos seus habitantes. É uma cidadezinha como qualquer outra do brejo paraibano, mas torna-se única para quem se deixa ser tocado por esse laço mágico e misterioso que faz de todos nós verdadeiros lagoadentrenses...
E o que significa ser filho de Lagoa de Dentro? É voltar aos doces anos da infância, da molecada solta na rua num tempo em que não nos preocupávamos com a violência – triste ‘privilégio’ das grandes cidades. É sentir o gosto das jabuticabas do sítio e dos jambos da prefeitura que de tantos ‘ataques’ das crianças, emburraram-se e já não dão seus frutos... É jogar bola no pátio da Matriz (para os mais antigos); é brincar de esconde-esconde nos bancos do Mercado e de ‘rouba-bandeira’ diante da Creche. É tomar banho de açude e subir entusiasmado em direção à “Base” para descer “levando carreira de boi”... É passar embaixo de arame farpado e comer seriguela ‘quente’ com medo dos efeitos prometidos pelos adultos... É estar de férias, acordar cedo e sentir o cheiro do café no bule e do leite fervendo... É sentar nas rodas de conversa dos velhos com seus cigarros de fumo 'no bico', pigarreando e contando os ‘causos’ do passado, ou simplesmente narrando as últimas novidades da cidade – geralmente o último morto.
Ser lagoadentrense é vestir vermelho no novenário e ouvir a multidão entoar com devoção a jaculatória do Padroeiro. Pertencer a esse povo é se emocionar com a fé simples e inabalável dos nossos patrícios... é sentir um arrepio percorrer o corpo quando a Imagem de São Sebastião sai da Matriz para abençoar as ruas da cidade. É acompanhar a procissão descalço e amarrar uma fita vermelha na Imagem para agradecer a proteção do Santo. É acordar feliz no dia 11 e chorar no final do dia 20 de janeiro porque um ano inteiro nos separa dos maiores festejos da cidade.
Que mais posso dizer? Ser lagoadentrense é amar um pedaço de chão simples e despretensioso e, por isso mesmo, absolutamente encantador. Ser lagoadentrense é fazer parte de uma família maior que os laços sanguíneos... Lagoa de Dentro não é somente uma cidade... é a nossa pequena nação!
Parabéns, Lagoa de Dentro, pelo 53° aniversário da sua emancipação política! Que Deus continue abençoando essa cidade e seus habitantes sob a intercessão do glorioso São Sebastião, nosso Patrono.
20 de dezembro de 2014
Thiago Fragoso


Nenhum comentário:

Postar um comentário