quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Datas festivas na ‎Liturgia de Dezembro



08 – de dezembro é a data reservada pela Igreja para celebrar a honra à Nossa Senhora da Imaculada Conceição da Bem-Aventurada Virgem Maria. Segundo o dogma católico, a Imaculada Conceição é a concepção da Virgem Maria sem mancha do pecado original, preservada por Deus e cheia de graça divina.

12 – Santa Lúcia de Siracusa  venerada pelos católicos como virgem e mártir é popularmente conhecida com Santa Luzia. Lúcia era uma da Sicilia e teria morrido muito cedo durante as perseguições do imperador Diocleciano por volta do ano 304.

- No dia 25 de dezembro a humanidade celebra o Natal do Senhor,  uma festa religiosa para comemoração do nascimento de Jesus.
O Natal é tempo de transformação. De mudança interior. De renovação. A preparação para este momento começa com o Advento, que busca criar nas pessoas um sentimento mais humano, onde cada um deve refletir consigo mesmo o que fez durante o ano e (re)pensar o quê e como mudar para se tornar uma pessoa mais justa.


28 - Sagrada Família – De acordo com o histórico bíblico Sagrada Família” é a designação utilizada à família de Jesus de Nazaré: José, Maria e Jesus. No calendário litúrgico a sua festa é celebrada no domingo que fica na Oitava do Natal. No Evangelho de Mateus 1:20, o anjo faz o anúncio a José da obra do Espírito Santo: o nascimento de Jesus Cristo. A Sagrada Família é o retrato a ser seguido pelas famílias cristãs. Assim, logo após a celebração do nascimento do menino Jesus a Igreja celebra, em clima de festa, a solenidade da Sagrada Família como estímulo à comunhão segundo as doutrinas da Santa Igreja Católica Apostólica Romana. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário