domingo, 24 de maio de 2015

Arde o fogo no meio popular: é Pentecostes!




É com esse ardor que remete aos hinos da Pastoral da Juventude do Meio Popular que lembramos hoje, Dia de Pentecostes, da descida do Espírito Santo de Deus sobre os apóstolos de Cristo. É esse ardor que ferve no coração da Igreja de Cristo com todas as suas diversidades, com diz São Paulo aos Coríntios (1Cor 12, 4): “Há uma diversidade de dons, mas um só é o Espírito.”
Pentecostes lembra os Sete dons do Espírito Santo descido à terra sobre aqueles a quem Jesus confiou, no espírito seus dons: 1. Fortaleza 2. Sabedoria 3. Ciência 4. Conselho 5. Entendimento 6. Piedade 7. Temor de Deus. Ele vem em socorro da fraqueza de seu povo, iluminando-os(as) à união. Jesus é fonte viva de água que sacia a sede de toda a humanidade.
O Espírito Santo é a terceira pessoa da Santíssima Trindade. Prometido por Jesus: Espírito que procede do Pai e do Filho: "quando vier o Paráclito, que vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da Verdade que vem do Pai, ele dará testemunho de mim e vós também dareis testemunho..." (Jo 15 26-27). O Espírito Santo é Deus com o Pai e com o Filho. Sua presença traz consigo o Filho e o Pai. Por Ele somos filhos no Filho e estamos em comunhão com o Pai.1
Quando o salmista diz: “Enviai o vosso Espírito, Senhor, e da terra toda a face renovai” (Salmo 103), está pedindo a intercessão do Pai à todas as criaturas da Terra. Por que a comunidade é santificada pelo Espírito ao receber os dons desse Espírito para a sua edificação. Com isso a comunidade torna-se acolhedora e reconciliadora.
Assim, arde o fogo no meio popular. Não importa do tamanho da sua fé. O fogo do Espírito arde quando acolhemos Jesus, por meio de seus dons que nos levam a viver a paz e o amor. É isso que nos é dado através das manifestações do Espírito de Deus.
A cristandade é convidada a vivenciar o Pentecostes todos dias. Não importa a língua, pois em Cristo todos os cristãos são chamados a falar uma só língua e a ser um só povo (Gênesis 11, 6).
Bendito sejais, Senhor Deus da vida, pela nossa vida e por esta Luz que nos ilumina nas trevas. Vivamos, o Pentecostes de Cristo com todos os seus dons. 

Aldaberon Vieira do Nascimento
Professor e agente pastoral
1.      Fonte: www.catequisar.com.br, em 24 de maio d e2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário