terça-feira, 15 de agosto de 2017

Catequese de inspiração catecumenal



Ainda sob o pastoreio de Dom Lucena, a nossa Diocese de Guarabira adotou o para a catequese de crianças e jovens, uma nova metodologia, inspirada no estilo catecumenal.
·      Este método é composto de quatro etapas:
·      1ª Pre catecumenato – Tempo do primeiro anúncio da pessoa de Jesus, em vista da conversão pessoal cristã, onde se envolve os pais para assumir a catequese de seu filho (a).
·      2ª Catecumenato – Este tempo marcado pela celebração de entrada na catequese, o grupo de catequese é apresentado à comunidade, junto com seus pais e padrinhos que também se responsabilizam com o processo de catequese da criança e do jovem.  É a etapa mais longa do processo.  O catecúmeno vai criando intimidade com a Palavra de Deus, e recebe formação catequética, sendo introduzido nos ritos litúrgicos da Igreja.
·      3ª Purificação/Iluminação acontece preferencialmente no segundo período da quaresma, cujo objetivo é proporcionar a preparação próxima para os Sacramentos, por meio do aprofundamento das práticas quaresmais junto à comunidade.
·      4º tempo: mistagogia – acontece durante o tempo pascal, a fim de aprofundar os mistérios pascais, revestir-se do Cristo e partir para uma vida nova.

            A coordenação da catequese de nossa Paróquia acolheu o referido método, e, a partir de agora, todos os grupos de crianças e jovens catequisandos devem trilhar por este caminho de inspiração catecumenal.

Mazé Andrade- CDMD –
Responsável pela pasta de formação da Catequese Paroquial

Nenhum comentário:

Postar um comentário