terça-feira, 31 de outubro de 2017

Iniciação à vida cristã: o encontro com Jesus


A catequese sob inspiração catecumenal tem como objetivo, formar discípulos missionários.  E o principal instrumento, utilizado é a Palavra de Deus.  A partir da leitura orante, o catequista tem a bela missão de apresentar Jesus aos seus catequizandos, e assim, torná-Lo conhecido.
Quero aqui propor um caminho de oração a partir de um texto bíblico.
Convido você a rezar com o encontro de Jesus com a Samaritana. No capítulo 4 do Evangelho de João, contemple e realize também o seu encontro pessoal com o Senhor. Observe os passos que foram dados por Jesus e pela mulher da Samaria: 1º: o encontro; 2º: o diálogo; 3º: o conhecimento de Jesus; 4º: a revelação; 5º: o anúncio e 6º: o testemunho.
Era por volta do meio dia. Jesus se apresenta com sede. A mulher se apresenta com seu Cântaro para buscar água. Dar de beber era símbolo de acolhimento. E Jesus é aquele que pede para ser acolhido. “Dá-me de beber” (Jo4, 7) Aí acontece o encontro e se inicia um diálogo profundo e permeado de esperanças e promessas. A sede de Jesus é de encontrar-se conosco, para seguirmos com Ele, o seu caminho. Ele se apresenta como alguém que necessita de água, quando na verdade somos nós que dele precisamos. Só Ele é quem pode dar a Água Viva que nos sacia verdadeiramente.
Abra-se ao diálogo com Jesus! O que Ele te pede hoje? O que você pode oferecer a Ele?  O que você conhece sobre a pessoa de Jesus? Qual a sua disposição em anunciá-Lo? Você se sente chamado (a) a dar testemunho de Jesus? Onde? Quando?
 Lembre-se: É Ele quem dá o primeiro passo, para o encontro contigo. É Ele quem inicia a conversa. Tente escutar a voz do Amado de sua alma! Ele te ama de forma incondicional. Se puder, anote a experiência desse feliz encontro! Jesus tem sede, que tenhamos sede Dele. Ele está te esperando!
Bom encontro!
Deus abençoe sua vida!
Mazé Andrade – CDMD

 Resp. pela pasta de formação da Catequese Paroquial

Nenhum comentário:

Postar um comentário