terça-feira, 8 de maio de 2018

A construção da casa e a comunicação familiar



Nos últimos anos a forma de se comunicar passou por várias transformações. Nas famílias também acontece várias mudanças na forma de comunicação. A disposição dos móveis, por exemplo diz muito do ambiente e como as pessoas se comunicam em casa, num ambiente médico, na escola...
“Não muito tempo atrás havia uma mesa de centro e os demais móveis ao redor dela formavam um círculo. Podemos ver isso em vários ambientes antigos. Depois veio o rádio, fazendo parte da mobília”.
“Hoje temos o aparelho de televisão e todos os demais objetos de decoração voltados para ela. A mesa de centro ficou em segundo plano. Ela pode estar até no centro da sala, mas [...] a TV ocupa o lugar de destaque. É o centro das atenções daquele recinto. É como se fosse uma janela da casa aberta para o mundo, pela qual os membros da família olham as realidades “ao vivo” que acontecem ao seu redor”.
“Se uma mesa ao centro e os demais móveis a sua volta remetem à ideia de comunhão, diálogo, podemos nos voltar para o eletrodoméstico e sentir nele o centro das atenções. Há uma voz que fala em nome das demais, há uma imagem que merece ser olhada mais do que quem está ao meu lado. Os ouvidos, a visão direcionados para uma tela que traz a vivacidade e a capacidade de mexer com todos os sentidos. [...]”
E em sua casa, é essa figura que desenha a forma como a sua família se comunica? O Cristo vivo, ressuscitado ocupa um lugar na comunicação da sua família? Qual? 

Do livro ‘Comunicação e Família’, da Ivonete Kurten. Paulinas, 2005


Nenhum comentário:

Postar um comentário