quinta-feira, 31 de maio de 2018

CORPUS CHRISTI


CORPUS CHRISTI


A festa de Corpus Christi celebrada pela Igreja Católica é a celebração que de forma solene comemora-se o Santíssimo Sacramento da Eucaristia; sendo ainda o único dia do ano em que Jesus Sacramentado sai em procissão pelas ruas da cidade.
  

        Originalmente, essa grande festa Corpus Christi (expressão latina, que significa Corpo de Cristo) surgiu no século XIII, mais precisamente na diocese de Liège, na Bélgica, por mediação da freira Juliana de Mont Cornillon, (†1258) a religiosa recebia visões nas quais Jesus fazia-lhe pedido; uma festa litúrgica anual em honra à Sagrada Eucaristia. Para tanto, ocorreu que quando o padre Pedro de Praga, da Boêmia, o celebrava uma Missa na cripta de Santa Cristina, em Bolsena/Itália, adveio um milagre eucarístico: a partir da hóstia consagrada começou a cair gotas de sangue sobre o corporal após a consagração.  Contam que este fato ocorreu devido o padre ter duvidado da presença real de Jesus na Eucaristia.
O papa Urbano IV (1262-1264), residente em Orvieto, nas proximidades da cidade de Bolsena, onde vivia S. Tomás de Aquino, designou ao bispo Giacomo que levasse as relíquias de Bolsena a Orvieto. Este ato realizou-se por meio de uma procissão na entrada de Orvieto, diante da relíquia eucarística o papa pronunciou as palavras: “Corpus Christi”. É celebrada 60 dias depois da Páscoa e na primeira quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade.
Como verdadeiro católico devemos participar dessa grande Procissão, além de dia de preceito1 é a mais importante de todas as outras que se celebra durante o ano, pois é a única em que o Senhor Jesus sai às ruas para abençoar as famílias, as pessoas e a cidade. Dessa forma, surge o costume de preparar tapetes ornamentando as ruas, casas com oratórios e flores, tudo em honra ao Soberano e Senhor Jesus que vem visitar o seu povo. É na Santa Missa onde celebramos o cume de nossa fé, a Eucaristia; Jesus Cristo, presença real na hóstia consagrada, que se dá no pão e no vinho; corpo e sangue, alimento de nossa alma.

1Conforme preceitua o Código de Direito Canônico (CDC, Cân.1246-1248)
Elton Pereira da Silva - seminarista

Nenhum comentário:

Postar um comentário