quarta-feira, 29 de agosto de 2018

Os Cristãos e as Eleições 2018



A Paróquia de São Sebastião reuniu as suas lideranças comunitárias para discutir Política a luz do evangelho. A estratégia foi apresentar a Cartilha de Orientação Política da CNBB – Comissão Nacional dos Bispos do Brasil: Os Cristãos e as Eleições 2018, “Alegres por causa da esperança” (Rm 12,12).
                O encontro foi coordenado pela agente de pastoral Uzenilda Florentino representante da Escola Fé e Política na Diocese de Guarabira. A mesma dissertou sobre as principais características da política e dos políticos no Brasil. E lançou algumas provocações para ajudar na reflexão: Você acredita na política? Você acredita nos políticos? Igreja e Política: certo ou errado? Que práticas podem mudar o Brasil?
A Escola de Fé e Política está presente na Diocese de Guarabira desde 2012 e subdivide-se em três etapas: local (diocesana), regional e nacional. São 6 módulos que acontecem num semestre com certificação na conclusão de cada etapa.
                Direcionando-se aos políticos católicos da América Latina, o Papa Francisco declarou: “Sentimos necessidade de reabilitar a dignidade da política!” O Papa se pronunciou ao observar o descrédito popular no qual caiu as instâncias políticas. A população brasileira não confia mais nas representações políticas. Assim, “precisamos de políticos que, em primeiro lugar, preservem o dom da vida em todas as suas fases e manifestações [...]”
                Por fim, Uzenilda leu para a assembleia de forma resumida o plano de governo de cada candidato a presidência do Brasil nas eleições de 2018 e chamou a atenção para que cada um(a) possa fazer um exame de consciência e escolher o(a) seu/sua representante público.
Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário