quinta-feira, 23 de junho de 2011

A origem da solenidade de Corpus Christi

Neste ano a Igreja celebra a solenidade de Corpus Christi (corpo de Deus) no dia 23 de junho.
Esta festa teve origem devido a um fato ocorrido no ano 1247 na Diocese de Liége – Bélgica.
Um  monja agostiniana Santa Juliana de Cornillon, teve consecutivas visões de um astro semelhante à lua, totalmente brilhante, porém com uma incisão escura. Foi o próprio Senhor que revelou a religiosa que a lua significava a Igreja, a sua claridade as festas e a mancha, sinal de ausência dedicada ao Corpo de Cristo. Após tomar conhecimento da referida visão o bispo local instituiu a festa em sua Diocese no ano de 1258.
O bispo Jacques de Pantaleón também teve conhecimento do fato na mesma época e, quase duas décadas depois foi eleito Papa (Urbano IV).
No segundo ano de seu pontificado o Papa acima citado acompanhou o milagre Eucarístico de Bolsena, no Lácio, quando o padre Pietro de Praga apresentou-se com dúvidas da presença real de Cristo na Eucaristia; durante a celebração da Santa Missa Pe. Pietro viu brotar sangue da hóstia consagrada.
A partir deste fato o Papa Urbano IV incubiu o bispo de Orvietro a levar-lhe as alfaias litúrgicas embebidas com o Sangue de Cristo e então decidiu confirmar a visão de Santa Juliana estendendo a solenidade a Igreja Universal.
Em 1961 a festa foi instituída no Brasil. Desde então os fiéis católicos organizam procissões e adoraram o Santíssimo Sacramento. E com toda convicção afirmamos: Jesus Eucarístico é o Emanuel – Deus Conosco.
Participemos, pois desta solenidade, lembrando do que Jesus disse a São Tomé “ Creste, porque me viste. Felizes aqueles que crêem sem ter visto”(Jo.21,29).Pois ao contemplar a Hóstia Consagrada vemos a aparência de pão. No entanto acreditamos que a essência é Jesus.
Ao aproximarmos do Sacrário possamos ter a certeza de que o Ressuscitado está ali.
Mazé Andrade - CDMD

Nenhum comentário:

Postar um comentário