sábado, 11 de junho de 2011

“VEM ESPÍRITO SANTO!”

Pentecostes, do grego, pentekosté, é o qüinquagésimo dia após a Páscoa. Liturgicamente, celebra-se nessa data o derramamento do Espírito Santo na vida e na missão dos Apóstolos, os seguidores e amigos de Jesus. A partir da Ascensão, os discípulos e a comunidade não tinham mais a presença física do Mestre. Em cumprimento à Sua promessa, o Espírito de Deus foi enviado para que houvesse, assim, o nascimento da Igreja e para que esta assumisse sua missão universal.
A origem do Pentecostes vem do Antigo Testamento, uma celebração da colheita (Êxodo 23, 14), dia de alegria e ação de graças, portanto, uma festa agrária. Nesta, o povo oferecia a Deus os primeiros frutos que a terra tinha produzido, tornando-se mais tarde, a festa da renovação da Aliança do Sinai  (Ex19,1-16).
Encontramos a narração do Pentecostes no Novo Testamento no livro dos Atos dos Apóstolos 2, 1-13. Como era costume, os discípulos, juntamente com Maria, a mãe de Jesus, estavam reunidos no cenáculo e, naquele momento, ouviu-se um ruído, "como se soprasse um vento impetuoso". "Línguas de fogo" pousaram
sobre os apóstolos e todos ficaram repletos do Espírito Santo e começaram a falar em diversas línguas. O Espírito Santo desceu e o Poder do Alto transformou por completo a vida dos apóstolos, impulsionando com uma força renovadora sua missão. Assim, nascia a Igreja!
Os apóstolos de Jesus foram tomados de uma força tão grande que suas sombras atraíam as pessoas, fazendo deles verdadeiras testemunhas da ação do Espírito de Deus. Hoje, somos os apóstolos do Senhor e, como autênticos seguidores, precisamos testemunhar para todos a grande força que vem do Paráclito. Força e poder que não nos permite parar. Precisamos testemunhar o Evangelho para todos os povos e, sob a ação do Espírito Santo, o anúncio torna-se novo a cada momento, em todo instante. Não podemos cessar de clamar “Vem Espírito Santo!”. Nas circunstâncias mais difíceis da vida “Vem Espírito Santo!”.Esse clamor deve ser um eco em nosso coração.
Com o Pentecostes acontece a coroação da Páscoa de Cristo, que traz para todos nós a certeza de uma vida nova. A força do Alto nos envolve e nos faz verdadeiras e autênticas testemunhas. Tudo o que é velho, por ação do Espírito de Deus, se faz novo. Ninguém permanece o mesmo após receber o toque do Espírito em sua vida.
Homens e mulheres, crianças e jovens, famílias restauradas e renovadas pelo poder do Espírito Santo. Que o Pentecostes traga para nós a força para mudarmos de vida, transformando-nos em verdadeiros apóstolos da Efusão do Espírito Santo.
Por isso, não podemos cessar de clamar... “Vem Espírito Santo!”...

Cláudia Simone Costa de Oliveira
Consagrada da Comunidade Doce Mãe de Deus
Missão Lagoa de Dentro

Nenhum comentário:

Postar um comentário