terça-feira, 13 de março de 2012


FRATERNIDADE E SAÚDE PÚBLICA

 Saúde, cujo conceito antigo seria ausência de doença – OMS (Organização Mundial de Saúde), hoje se sabe que o sentido é muito mais abrangente, pois inclui não apenas saúde física e mental, mas escolaridade, moradia, estado nutricional, meio ambiente. Passamos a ver o doente e os meios que contribui ou colabora para a melhoria ou piora deste paciente.
Por exemplo: Se tivermos um paciente que vive em um ambiente familiar destruído, desequilibrado, com péssima moradia, sem condições de no mínimo três alimentações ao dia, uma boa educação, como esperar que o mesmo (paciente) possa ter boa saúde.
A comunidade também precisa está envolvida. Exemplo disso, temos um problema de saúde pública- Dengue- doença que há alguns anos não se falava e que nos últimos anos tem causado graves problemas, inclusive com mortes (dengue hemorrágica), e que não basta apenas ação dos governantes, mas também da população com compromisso e vigilância constante, conjuntamente.
Ao governo (Federal, Estadual e Municipal), cabe um compromisso maior com investimentos na saúde acompanhando o aumento da população e as melhorias e ampliação de suas redes de Atenção Básica (E. S. F. - Estratégia Saúde da Família), Média complexidade (quando falamos de laboratórios, especialistas) e alta complexidade (hospitais e exames mais especializados) para que se possa ter uma saúde mais digna e de boa resolutividade e qualidade.
Existe uma necessidade urgente com participação de todos, para que em um futuro próximo a Saúde Pública não se encontre mais neste caos que aí existe. Que não se espere tanto por consultas, exames, ou cirurgias a serem realizadas; que não mais haja necessidade de partir para a justiça para se ter seu direito à saúde. 
Para se ter melhor saúde existe a necessidade de parcerias e entrosamentos com as secretarias de Saúde, Educação, Infra-estrutura, Ação Social, Esporte e lazer, que trabalhem juntas observando melhorias de sua comunidade.
 Lygia Maria da Costa Freire
Médica ESF I
Especialista em Saúde Pública – FACISA

Nenhum comentário:

Postar um comentário