domingo, 13 de janeiro de 2013

Festa do Batismo do Senhor


No dia 13 deste mês celebramos a Festa do Batismo do Senhor, na qual fazemos memória ao dia em que Jesus foi batizado no Jordão, revelando para nós, outro aspecto de sua encarnação, de sua epifania: a manifestação pública de sua adesão ao Pai e a missão que lhe foi confiada, como Filho amado e fiel. Nesta festa, ainda, finda-se o Tempo do Natal e  inicia-se o Tempo Comum.
Mas sempre vem à mente de alguns a pergunta: por que Jesus quis ser batizado?
Segundo Santo Tomás de Aquino o efeito do batismo de consistia num incentivo ao arrependimento dos pecados. Mas em Jesus não havia sequer sombra de pecado, nem poderia haver, uma vez que Ele era o Homem-Deus. Não tinha, portanto, matéria para arrependimento e penitência. O que explica, então, que Ele tenha querido ser batizado?
Várias são as razões dadas pelos Padres e Doutores da Igreja.
Eis uma delas: quando o Verbo se fez Homem, Ele quis se sujeitar às leis que regem a vida humana. Por isso quis receber o batismo penitencial de João. Perdido no meio da multidão, Jesus – inocente – submeteu-se a um rito destinado ao pecador, sujeitou-se à condição humana.
Santo Agostinho diz que Nosso Senhor “quis fazer o que ordenou que todos fizessem”. E Santo Ambrósio acrescenta: “A justiça exige que comecemos por fazer o que queremos que os outros façam, e exortemos os outros a nos imitarem pelo nosso exemplo”.
Outro motivo que levou Jesus a procurar o batismo de João foi o da purificação das águas. Citando Santo Ambrósio, diz Santo Tomás que “o senhor foi batizado não por querer purificar-se, mas para purificar as águas”. Portanto segundo o Doutor Angélico, Jesus “deixou as águas santificadas para os que, depois, deveriam ser batizados”.
Mas o motivo mais importante que fez com que Nosso Senhor sujeitasse-se ao ritual do Jordão era estimular nos homens o desejo do Batismo sacramental. O batismo de João levava ao arrependimento dos pecados, mas não tinha o poder de perdoá-los. O Batismo sacramental, instituído por Jesus Cristo, tem efeitos infinitamente maiores.
Adão transmitiu a humanidade a culpa original. O Sacramento do Batismo limpa a alma da mancha deste pecado, confere a graça santificante, eleva o homem, outrora caído, à condição de filho de Deus e abre-lhes as portas do Céu. Ele é a chave de todos os outros Sacramentos, indispensáveis para o homem cumprir com fidelidade a Lei de Deus.
 
 

Seminarista Raul Rodrigues da C. Neto
Diocese de Guarabira-PB
  Seminário Maria MaterEcclesiæ do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário