quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Nomeado novo Arcebispo de Porto Alegre


Sua Santidade o Papa Francisco nomeou nesta manhã, 18 de setembro, um novo Arcebispo para a Sé Metropolitana de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

Conforme o cânon 401 do Código Direito Canônico, o atual antítese Dom Dadeus Grings, apresentou sua renúncia em 2011, ao completar 75 anos de idade. Para sucedê-lo, o Santo Padre nomeou o atual Bispo-Auxiliar de Porto Alegre.
 
Nascido em Gaspar, no Estado de Santa Catarina, Spengler nasceu em 06 de setembro de 1960. Fez-se frade menor Franciscano em 20 de janeiro de 1982, quando foi admitido no Noviciado na cidade de Rodeio. Fez a Profissão Solene, no dia 8 de dezembro de 1985; nos anos de 1986 e 1987 cursou Filosofia no Instituto Filosófico São Boaventura de Campo Largo, posteriormente cursou Teologia primeiramente no Instituto Teológico Franciscano de Petrópolis, no Rio de Janeiro e depois concluiu no Instituto Teológico de Jerusalém em Israel no qual, em 1990, obteve a especialização em Sagradas Escrituras. Recebeu a ordenação diaconal no dia 29 de junho de 1989, na cidade de Nazaré, em Israel. Regressando ao Brasil foi ordenado sacerdote no dia 17 de dezembro de 1990.

Aos 10 de novembro de 2010 foi nomeado pelo Papa Bento XVI como bispo titular de Patara e auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre. Dom Jaime foi ordenado bispo no dia 5 de fevereiro de 2011 na Paróquia São Pedro Apóstolo, na cidade de Gaspar, sua cidade natal. por Dom Lorenzo Baldisseri, então Núncio Apostólico no Brasil, e tendo como co-sagrandes Dom Dades Grings, Arcebispo de Porto Alegre e Leonardo Ulrilich Steiner, Bispo-Auxiliar de Brasília e Secretário Geral da CNBB. O lema episcopal de Dom Jaime é "In cruce gloriari" - Gloriar-se na Cruz de Cristo. 
 
Arcebispo emérito
Dom Dadeus Grings passa a ser o Administrador Diocesano até a posse canônica de Dom Jaime Spengler que está marcada para 15 de novembro próximo.

Natural de Nova Petrópolis, no interior do estado gaúcho, Dadeus Grings ainda tem saúde forte e lucidez. Governou a Sé Porto-alegrense, uma das maiores do país, por praticamente dois anos a mais que o esperado.

Oriundo do próprio clero de Porto Alegre, foi nomeado Bispo de São João da Boa Vista em São Paulo, em 1991. Sendo ordenado na Catedral Metropolitana Madre de Deus de Porto Alegre a 15 de março daquele mesmo ano. Em São João permaneceu até 2000, quando o Beato João Paulo II o nomeou Arcebispo-Coadjutor, com direito a sucessão de Dom Altamiro Rossatto, CSSR, ainda vivo, a quem substituiu em fevereiro de 2001. Seu lema episcopal é Veritas vos liberati!
 
Arquediocese de Porto Alegre 
Considerada pela Igreja como a 5ª mais importante do Brasil, a Arquidiocese de Porto Alegre foi fundada em 7 de maio de 1848 e elevada à dignidade de Arquidiocese em 1910. Possui população superior a 3 milhões de pessoas, abrangendo 29 municípios, divididos em quatro vicariatos territoriais: Porto Alegre, Canoas, Gravataí e Guaíba. Números mais detalhados da Igreja local mostra o seguinte perfil:

156 Paróquias 
739 Comunidades
17 Diaconias (serviços de caridade)
201 Padres diocesanos
59 Diáconos permanentes
155 Padres religiosos
139 Irmãos religiosos
1.123 Irmãs religiosas
2.129 Catequistas
2.906 Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão

Além disso, a Sede Metropolitana de Porto Alegre também congrega as Dioceses sufragâneas de Montenegro, Novo Hamburgo, Osório e Caxias do Sul.  
 
Fonte: Dominus Vobiscum

Nenhum comentário:

Postar um comentário