quinta-feira, 19 de junho de 2014

Corpus Christi


A festa de Corpus Christi, celebra solenemente o mistério da Eucaristia – o Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus.            Esta festa acontece sempre em uma quinta-feira, em alusão à Quinta-feira Santa. A instituição deste sacramento, aconteceu na última ceia de Jesus com seus apóstolos, Ele mandou que celebrassem  a Eucaristia  em sua memória.  (Mt 22,17 – 20)  Na Encíclica Ecclesia de Eucharistia, João Paulo II afirma que a Eucaristia é verdadeiramente um pedaço do céu que se abre sobre a terra.
“A celebração teve origem em 1243, em Liège, na Bélgica, no século XIII, quando a freira Juliana de Cornion teria tido visões de Cristo demonstrando-lhe desejo de que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque. Em 1264, o Papa Urbano IV através da Bula Papal “Trasnsiturus de hoc mundo”, estendeu a festa para toda a Igreja, pedindo a São Tomás de Aquino que preparasse as leituras e textos litúrgicos que, até hoje, são usados durante a celebração. Compôs o hino “Lauda Sion Salvatorem” (Louva, ó Sião, o Salvador), ainda hoje usado e cantado nas liturgias do dia pelos mais de 400 mil sacerdotes nos cinco continentes. A procissão com a Hóstia consagrada conduzida em um ostensório é datada de 1274. Foi na época barroca, contudo, que ela se tornou um grande cortejo de ação de graças”.
A liturgia deste dia tem um perfume especial. E Todos nós, devemos celebrar  este dia com júbilo e gratidão de alma ao Cordeiro de Deus que  nos alimenta com o seu Corpo e com seu  Sangue, enquanto peregrinamos nesta vida, rumo a Jerusalém celeste. A Eucaristia é a presença de Cristo vivo no coração de sua Igreja. Adoremos, pois o mais belo Amor de nossas vidas com a certeza de que Ele nos amou primeiro.
                    
                                                                                                                       Mazé Andrade – CDMD
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário