terça-feira, 1 de maio de 2012

O TRABALHO E O DIA DO TRABALHADOR


Podemos definir trabalho como qualquer atividade física ou intelectual, realizada pelo ser humano, cujo objetivo é fazer, transformar ou obter algo.
O trabalho sempre fez parte da vida dos seres humanos. Foi através dele que as civilizações conseguiram se desenvolver e alcançar o nível atual. O trabalho gera conhecimentos, riquezas materiais, satisfação pessoal e desenvolvimento econômico. Por isso ele é e sempre foi muito valorizado em todas as sociedades.
O trabalho é considerado tão importante que foi criado um dia mundial para comemorá-lo. Mas quando e por que foi instituído esse dia?
O Dia do Trabalho é comemorado em 1º de maio. No Brasil e em vários países do mundo é um feriado nacional, dedicado a festas, manifestações, passeatas, exposições e eventos reivindicatórios. Os trabalhadores e seus sindicatos vão às ruas lembrar que a riqueza produzida por eles é que permite o desenvolvimento do mundo e que, por isso, devem ser mais valorizados, com salários melhores e proteção contra doenças e acidentes do trabalho.
A História do Dia do Trabalho remonta ao ano de 1886 (século XIX) na industrializada cidade de Chicago (Estados Unidos). No dia 1º de maio daquele ano, milhares de trabalhadores foram às ruas reivindicar melhores condições de trabalho, entre elas, a redução da jornada de trabalho de 13 para 8 horas diárias. Houve uma greve geral que paralisou a produção no país.
Aqui no Brasil existem relatos de que a data é comemorada desde o ano de 1895. Porém, foi somente em setembro de 1925 que esta data tornou-se oficial, por um decreto do presidente Artur Bernardes.
No dia 1º de maio de 1940, o presidente Getúlio Vargas instituiu o salário mínimo. Já em 1º de maio de 1941 foi criada a Justiça do Trabalho, destinada a resolver questões judiciais relacionadas, especificamente às relações de trabalho e aos direitos dos trabalhadores. A CLT, Consolidação das Leis Trabalhistas surgiu pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, sancionada pelo então presidente Getúlio Vargas, unificando toda legislação trabalhista existente no Brasil.
O trabalho dignifica o homem. Ele é essencial para a realização de uma vida plena, produtiva e feliz. Com os frutos do trabalho, os seres humanos podem usufruir das riquezas que a sociedade produz, para viver mais e melhor.
 No entanto, o trabalho não pode ser só sofrimento, que nos tire apenas suor e forças e não nos dê quase nada em troca. Isso porque dessa troca dependemos para viver. Ninguém tem o direito de nos tomar o trabalho e enriquecer com ele, enquanto nós morremos a cada dia, apenas olhando aquele usufruir dos bens da vida. Todos nós somos iguais perante a lei dos homens e a lei divina. Por natureza somos iguais. Precisamos todos de alimentação, moradia, saúde, educação, lazer...Sem isso ficamos cada vez menor, mais distante da espécie digna de SER humano.
Muitos morreram lutando por melhores condições de trabalho até hoje. E muitos, pela falta de oportunidade, baixa escolaridade e pobreza de suas regiões continuam morrendo a cada dia em uma situação em que trabalham, mas não prosperam. São apenas explorados. E muitas vezes, isso ocorre porque seus direitos ficaram no bolso de alguém.
Dito isso, lembremos que empregados e empregadores são partes do mesmo sistema, o capitalismo, que gera riquezas sim, mas é perverso na distribuição dessa riqueza. Por isso, nessa relação entrou o Estado, com as leis, para facilitar que um lado cresça e prospere e para evitar que o outro lado se diminua e morra. O trabalho deve beneficiar a todos: empregadores, empregados e sociedade em geral! Uma sociedade mais igualitária é uma sociedade mais feliz!
  
                         Fabiano Amorim.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário