domingo, 1 de julho de 2012

Solenidade dos Apóstolos São Pedro e São Paulo

A festa que hoje celebramos é uma das mais antigas da Igreja Romana, instituída antes do Natal. Desde os primórdios, os cristãos de Roma celebra este dois apóstolos com grande júbilo, se espalhando logo depois por todo o mundo católico. Pode-se dizer que a solenidade de hoje é uma das mais importantes do ano litúrgico. Celebrando estas duas colunas da Igreja, celebramos a própria festa da Igreja.
Pedro, de um simples pescador, através do olhar e do chamar de Cristo, se torna pescador de homens. Professa a fé em Jesus reconhecendo-o como “o Messias, o Filho do Deus vivo” (Mt 16, 16). Recebe de Jesus as chaves do Reino celeste e terrestre, recebendo todo o poder de governar e apascentar as ovelhas de Cristo. Tem a primazia dos apóstolos, isto é, dentre os apóstolos, ele é o primeiro.
Saulo, perseguidor dos cristãos, depois de se encontrar com o Cristo perseguido, torna-se Paulo, “Apóstolo dos gentios”. Mesmo sem ter vivido com o Cristo, enquanto este estava entre nós, entende todos os seus ensinamentos e os põe em prática, levando o Evangelho a todas as criaturas.
Os dois apóstolos doaram a sua vida a Cristo, derramando o próprio sangue a serviço do Reino.
Celebramos também, hoje, o dia do Papa, sucessor de Pedro. Peçamos pela sua vida, para queele continue governando e guiando a santa Igreja; que tenhamos uma adesão incondicional ao “doce Cristo na terra”.
São Pedro e São Paulo, rogai por nós!           

Sem. Raul Rodrigues da Costa Neto
Diocese de Guarabira – PB
Seminário Maria Mater Ecclesiae do Brasil
2º Filosofia

Nenhum comentário:

Postar um comentário