domingo, 26 de maio de 2013

AO PAI, POR CRISTO, NO ESPÍRITO SANTO

Artigo

Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena
Bispo Diocesano de Guarabira
Secretário da CNBB Regional Nordeste 2




Celebramos a festa da Santíssima Trindade: Deus Pai e Filho e Espírito Santo. Nosso Deus é Uno e Trino. Um só Deus e três pessoas distintas, que agem com a mesma força, intensidade e graça. Têm a mesma natureza e substância. Agem inseparavelmente, na mais perfeita unidade. Estamos diante do mistério central de nossa fé: o mistério da Santíssima Trindade.

O Pai é a fonte e origem de todas as coisas, do universo e do ser humano. Ele, no seu amor, revela e envia o Filho ao mundo como Senhor e Salvador de toda a humanidade. O Filho é gerado do Pai e o Espírito Santo procede do Pai e do Filho. É o Espírito da comunhão, da unidade do Pai e do Filho. Na realidade, Deus não pode ser outro que um mistério para nós na sua grandeza e, todavia, Ele se revelou. Podemos conhecê-Lo no Seu Filho e, assim também, conhecer o Pai e o Espírito Santo.

Somos convidados, neste Ano da Fé, a crescer no conhecimento e na vivência da fé. Dizer creio, ou seja, professar a fé não significa apenas repetir conteúdos da fé, mas testemunhar o que cremos, nos momentos fáceis e nas provações da vida. O mistério do amor de Deus se manifesta em nossa vida, porém, ultrapassa os limites de nossa racionalidade e do nosso sentir. Por isso, é mistério a ser acolhido e vivido na fé.

De fato, não conseguimos explicar tudo de Deus. Se assim o fizéssemos deixaríamos de ser criaturas e ocuparíamos o seu lugar. Santo Tomás de Aquino ensina que não podemos conhecer tudo de Deus não por falta de luzes, de explicações, mas, por excesso. A revelação de Deus é tão grande que ultrapassa nossa capacidade de compreender em sua totalidade, visto que Deus é infinitamente maior do que nós e seu conhecimento e bondade em muito nos ultrapassam. Deus é eterno, infinito, ilimitado e tudo pode.

A fé em Deus Uno e Trino significa conhecer a grandeza de Deus e viver em ação de graças. Tudo o que somos e temos vem dEle e tudo o que Ele nos oferece é dom gratuito de seu amor e bondade. Portanto, façamos com que tudo nos aproxime de Deus e não permitamos que nada nos desvie dEle.

A Trindade é modelo de perfeição e de comunidade. Uma comunidade perfeita, unida no amor. Celebrá-la é celebrar a própria comunidade cristã. Que nela encontremos o exemplo das virtudes a que somos chamados a viver.

Vivamos em comunidade e que o amor seja sempre mais uma realidade em nossas vidas. Na riqueza da Festa da Santíssima Trindade contribuamos com a Coleta Nacional em favor da Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro, evento de especial importância na vida da comunidade eclesial.

Na próxima quinta feira, 30 de maio, teremos a oportunidade de renovar nossa fé e amor a Cristo presente na Eucaristia, celebrando a solenidade de Corpus Christi. Participemos na comunidade da manifestação pública da fé na presença de Jesus no Santíssimo Sacramento.

Entre todas as criaturas, a obra-prima da Santíssima Trindade é a Virgem Maria. Ao concluirmos o mês de maio, mês de Maria, possamos progredir no amor e na comunhão, fazer de toda a nossa vida um hino de louvor ao Pai, por meio do Filho, no Espírito Santo. Amém!

Fonte: Diocese de Guarabira

Nenhum comentário:

Postar um comentário