quinta-feira, 9 de maio de 2013

O mês de maio no ano da fé

Palavra do Bispo






Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena
Bispo Diocesano de Guarabira
Secretário da CNBB Regional Nordeste 2






O mês de maio é dedicado à Virgem Maria, mulher de fé. As Igrejas, as Capelas e as comunidades eclesiais promovem louvores a Nossa Senhora, Mãe de Jesus e nossa. Ajudam no nosso crescimento na fé e aperfeiçoam a vida cristã. As manifestações de apreço, de nossa parte, à Mãe de Jesus, alcançam, evidentemente, a seu divino Filho. A devoção mariana demonstra a nossa estima a Maria através das práticas e exercícios de piedade. As crianças vestidas como anjinhos, as novenas, as ladainhas cantadas, as procissões, as romarias, a oração do terço, o ofício mariano, a queima das flores do mês de maio, as coroações e as mais merecidas e belas homenagens feitas à Mãe de Deus. Mesmo o “mês mariano” não estando incluso no calendário oficial litúrgico, a Igreja acolhe e aproveita desta aclamação popular para evangelizar e ressaltar vários aspectos fundamentais da fé cristã católica.

Em Maria estão o modelo e as virtudes necessárias para uma vida saudável e em sintonia com seu único e verdadeiro salvador, Jesus Cristo. Temos, evidentemente, uma evangelização inculturada, arraigada na fé e nos costumes nascidos do coração humilde do nosso bom povo. O documento de Aparecida afirma que "com a inculturação da fé, a Igreja se enriquece com novas expressões e valores, manifestando e celebrando cada vez melhor o mistério de Cristo, conseguindo unir mais a fé com a vida” (DA 479).

Na devoção mariana aparece de modo claro o valor de Maria na história de salvação da humanidade, o reconhecimento do povo, a sua missão e o desejo de, imitando Maria, possamos tornar nosso coração mais parecido com o de Jesus. As virtudes como a alegria, a esperança, a fé, a caridade, a pureza, a castidade e a oração são aspectos ressaltados nas devoções marianas do mês de maio. As comunidades transmitem esses valores nas músicas, orações e homenagens realizadas, contagiando a todos com espírito nobre de humildade e de simplicidade. As famílias se aproximam ainda mais do altar do Senhor. Junto com as crianças vêm seus pais e mães, amigos e familiares homenagear Nossa Senhora.
Toda verdadeira devoção mariana deve nos levar ao encontro com Cristo e a uma nova vida de obediência à vontade de Deus. Maio, mês dedicado a Virgem Maria, pela piedade cristã, é um convite para voltarmos nosso olhar a esta Mãe querida para pedir-lhe que abra as mãos maternas em bênção de carinho sobre nossos passos.

Viver bem o mês de Maria no Ano da Fé é reforçar e renovar a fé e a confiança em Deus. E é pela fé de Maria que a aclamamos de bem-aventurada.

Fonte: Diocese de Guarabira

Nenhum comentário:

Postar um comentário