quarta-feira, 26 de agosto de 2020

Nunca tive dúvidas da minha vida religiosa

 


Filha de uma família tradicional de Lagoa de Dentro e região, nascida no dia 21 de maio de 1921, Otília Freire Vieira, é filha de Pedro Vieira Filho e de Josefa Freire Vieira.  Otília é o seu nome secular, para a Congregação ela adotou o nome de religiosa, Maria Gorete. Pertence a Comunidade Franciscana de Nossa Senhora do Bom Conselho.

Irmã Gorete fez os votos perpétuos no dia 6 de julho de 1953, Dia de Santa Gorete.

O primeiro colégio onde ingressou foi o Colégio Imaculada Conceição, no Barro em Recife. Depois foi transferida para o Colégio Nossa Senhora de Lourdes em Palmares, PE. Irmã Gorete saiu de Palmares para fundar o Colégio Normal São José em Barreiros, também em Pernambuco, onde foi nomeada superiora na Comunidade para dirigir esse colégio. Depois, ela retorna à Palmares como superiora. De Barreiros ela vai para o Colégio Nossa Senhora do Bom Conselho, que é a Casa Mãe da Congregação. Posteriormente, retorna para o Colégio Nossa Senhora de Lourdes, em seguida volta para o Colégio Nossa Senhora do Bom Conselho como superiora, mas entrega o cargo e fica apenas como membro da Congregação, onde reside até hoje.

Como me sinto hoje como religiosa:

“Me sinto muito feliz. Eu entrei na vida religiosa sem conhecer nenhuma freira. Eu não intimidade com freira nenhuma. Eu era devota da Santa Terezinha do Menino Jesus. E quando eu via Santa Terezinha, uma jovenzinha entregar-se totalmente a vida religiosa e tornou-se hoje uma santa, daí eu peguei um entusiasmo muito grande para entrar também. Por que, não? Por que Santa Terezinha e eu não? Daí, eu me interessei. Com isso eu encontrei uma minha amiga que era de Caiçara. Ela me orientou para a Madre Verônica lá em Nova Cruz. Lá eu contei minha história a ela. E ela me ajudou muito. Em Recife iam entrar cinco mocinhas e eu era sexta. Daí, entramos todas juntas. Dessas seis moças, professaram duas: eu e a outra que recebeu o nome de Leônia. Ela era de Barreiros-PE, da família Tenório. Essa demorou pouco no Convento. Foi ficando fraquinha, fraquinha, ficou comigo um tempo, depois deixou. Dessas seis só resta eu. A única que fiquei. Mas eu me sinto muito feliz. Nunca tive a menor dúvida da minha vida religiosa, da minha vocação. Nunca tive! E graças a Deus me sinto muito feliz, não só pela vida religiosa, Nosso Senhor me deu essa grande graça, mas por ter escolhido essa Congregação. Uma Congregação relativamente nova no Brasil e uma Congregação que conquistava. Que sabia conquistar a gente. Era muito bom. Eu fui muito bem recebida, graças a Deus. Entrou comigo cinco moças, depois foram saindo e só ficou comigo a Irmã Leônia. Eu fui logo em poucos anos nomeada como superiora da Primeira Casa em Barreiros-PE. Dom Acássio doaria à Congregação um terreno dado à Diocese. Dom Acássio dava à Congregação se eu fosse a superiora de lá. Daí, eu fui. Chorei muito por que não sabia de nada, mas Dom Acássio disse: não tenha medo que eu lhe darei presença constante! E assim foi feito. A primeira que foi comigo foi a irmã Leônia que logo depois saiu da Congregação e daquelas seis moças só eu fiquei. Nunca tive a menor dúvida da minha vocação”.

Irmã Gorete também tem dons artísticos. Foi ela quem fez a Bandeira Municipal de Lagoa de Dentro e a Bandeira Oficial de São Sebastião, padroeiro de Lagoa de Dentro.

Que Santa Terezinha do Menino Jesus possa guarda sempre a vocação da Irmã Gorete, que os seus conterrâneos continuam rezando por sua vida.

 

Paróquia de São Sebastião, Mês das Vocações, 2020.

2 comentários:

  1. Ela é uma pessoa maravilhosa, cheia de energia e amor no coração. Amamos Irmã Gorete.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Andreia!
      Ficamos felizes com seu carinho por nossa conterrânea.
      Deus abençoe!

      Excluir