quarta-feira, 26 de agosto de 2020

Vocação é dizer sim a Deus

 


No ano de 1983, na pequena cidade de Lagoa de Dentro, na Paraíba, o casal Albertino Fernandes da Costa e Maria da Paz Lopes da Costa (ambos in memorian) fortalecia sua união com a chegada de mais um filho, Rogério Lopes da Costa, no dia 11 de setembro.

Trinta e cinco anos depois, no dia 9 de março de 2019, Rogério tornou-se o Frei Rogério Lopes da Costa, OFM. A ordenação aconteceu na histórica cidade de Olinda, no vizinho estado do Pernambuco, onde atualmente o Frei é Guardião do Convento de São Francisco e Vigário paroquial na Paróquia Sagrado Coração de Jesus em Olinda.

De um menino obediente desta cidadezinha do interior do Nordeste nasceu a vontade de servir o Evangelho. E o serviço é uma vocação!

Assim, entusiasta do amor de Deus pelo próximo, Frei Rogério define:

“Vocação é dizer sim a Deus, pela fé, descobrir o próprio lugar no mundo, na Igreja de hoje e no serviço aos irmãos.  O meu chamado à vida religiosa e vida sacerdotal foi sendo alimentado em meu coração, desde os meus primeiros passos da minha caminhada de fé, seja no seio da minha família, e também na vivência comunitária e eclesial. E neste contexto, surge o desejo de "Viver o Santo Evangelho, de Nosso Senhor Jesus Cristo, em obediência, sem nada de próprio e em fraternidade". Este forte desejo que fez arder o coração de São Francisco, é renovado sempre por todos aqueles(as) que abraçam o carisma franciscano e nas mais variadas realidades, pedem a Deus a graça de serem: "Sal da Terra e Luz do Mundo".

Mesmo servindo a Deus fora da sua cidade natal, sempre que visita Lagoa de Dentro, o Frei Rogério serve ao altar do Cristo Vivo na Matriz de São Sebastião aficionado os fies de terra que o viu crescer em estatura e graça e que hoje orgulha seus conterrâneos e conterrâneas.

Que São Francisco de Assis o abençoe e proteja em sua vida e na sua vocação/missão.

E, em comunhão com Frei Rogério Lopes, “Rezemos por todas as vocações”!

 

Paróquia de São Sebastião, mês das vocações, 2020.

 




Nenhum comentário:

Postar um comentário