quinta-feira, 13 de agosto de 2020

O QUERER DE DEUS

 

Das terras férteis para a vocação, nasceu o menino de nome de evangelista. No dia 12 de julho de 1962, fruto do amor do jovem casal Francisco Belarmino da Costa e Beatriz Justino da Silva, nasceu João Belarmino da Costa.

Filho, irmão, tio amado por todos... vocacionado. Assim, no dia 5 de dezembro de 1988 a Igreja recebia mais um evangelizador a desbravar fronteiras. Fronteiras geográficas e humanas. Atualmente residindo na Paróquia São José Operário, na Agrovila Jamanxim, município de Trairao, Pará, Padre João Belarmino já passou pelas Paróquias de Santo Antônio, município de Alenquer e Santo Antônio na cidade de Oriximiná, ambas no estado do Pará, e a Paróquia de Nossa Senhora das Graças no Oiapoque - Amapá.

Para o Padre João Belarmino, o querer de Deus está intrinsicamente ligado ao nosso querer, no entanto, na vida é preciso estar sempre atento para saber discernir o momento certo e ao mesmo tempo ter a sensibilidade de ver no outro o rosto misericordioso de Deus.

Sobre a sua vocação, ele afirma: Não é tão simples saber quando começou a minha vocação, mas é possível identificar os sinais que me motivaram a entrar na dinâmica de uma resposta ao chamado de Deus... Tenho convicção de que o grito de dor, as injustiças sociais e a sede de Deus do povo foi a minha motivação maior para ser um missionário e um missionário padre na congregação a que pertenço MISSIONÁRIOS DO VERBO DIVINO...

É preciso fazer referência a muitas mulheres e homens que assinam comigo este pedacinho de minha história que ao longo dos anos vem me moldando e me motivando a acrescentar sempre novos valores e ao mesmo tempo me fortalecendo para o embate dos novos desafios que a modernidade nos apresenta.

Sempre fui alguém inconformado com as mazelas do mundo e que, para muitos, isto já se tornou banal. Desigualdade e má distribuição de rendas sempre vão produzir ricos cada vez mais ricos a custas de pobres cada vez mais pobres. Esta forma de pensar aprendi com meus mentores do início da caminhada, seja o Padre Christiano Mufller, como também algumas mulheres de minha cidade que continuam fazendo a diferença ...

Quero continuar sendo uma presença viva no meio deste povo amazonidas que vive sobre a ameaça dos grandes projetos, mas que tem uma fé viva que lhes dão esperança para continuar.

VIVA, O DEUS UNO E TRINO NO CORAÇÃO DE CADA UM DE VOCÊS!

A Paróquia de São Sebastião em Lagoa de Dentro se orgulha desse seu filho que evangeliza rompendo as fronteiras de Norte a Sul do Brasil.

 

Paróquia de São Sebastião, mês das Vocações, 2020.

Nenhum comentário:

Postar um comentário