sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Bento XVI vai receber imagem da Capelinha das Aparições


A imagem original de Nossa Senhora de Fátima vai passar este sábado pela residência de Bento XVI, Papa emérito, antes de ser recebida pelo seu sucessor, Francisco, na Casa de Santa Marta, anunciou hoje a Santa Sé. 

A viagem da escultura, que deixa a Cova da Iria pela 12ª vez na história para a terceira ida ao Vaticano, insere-se na Jornada Mariana do Ano da Fé, organizada pelo Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização (CPPNE). 

O presidente deste organismo, dom Rino Fisichella, disse esta manhã aos jornalistas que a imagem vai ser recebida no Vaticano com uma “pequena procissão interna”, após o percurso em helicóptero desde o aeroporto romano de Fiumicino. 

“A procissão fará uma paragem na capela da residência de sua santidade Bento XVI, para um breve momento de oração pessoal, antes de se dirigir para a Casa de Santa Marta, onde será acolhida diretamente pelo Papa Francisco, à sua chegada”, informou o arcebispo italiano.

A inédita deslocação da imagem de Nossa Senhora de Fátima, que pela primeira vez vai estar fora da Cova da Iria numa peregrinação internacional aniversária (entre maio e outubro), foi um pedido expresso de Bento XVI, Papa emérito, repetido por Francisco. 

Dom Rino Fisichella estima que mais de 150 mil pessoas possam participar na Jornada Mariana, estando inscritas representações de associações e santuários de 48 países. 

A imagem venerada na Capelinha das Aparições vai percorrer a Praça de São Pedro a partir das 16h00 de sábado (menos uma hora em Lisboa) e os peregrinos presentes vão receber lenços brancos, para saudarem a estátua, escoltada pela Guarda Suíça e a Gendarmaria do Vaticano para “assinalar a solenidade do evento”, sublinhou o presidente do CPPNE. 

O Papa Francisco vai acolher a imagem diante da Basílica de São Pedro para um momento de oração, pelas 17h00, que começa ao som do ‘Avé de Fátima’. 

Após o acolhimento, na Praça de São Pedro, vai ter lugar uma “catequese mariana”, segundo o programa divulgado pela Santa Sé. 

A partir das 19h00 locais, a imagem de Nossa Senhora de Fátima vai estar no Santuário do Divino Amor, após um trajeto em helicóptero, para a oração ‘Com Maria para além da noite’, evento organizado pelo Vicariato de Roma e patrocinado pelo Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização. 

A iniciativa inclui a recitação da oração do Rosário “em união com alguns santuários marianos do mundo”, e uma vigília a partir das 22h00 que se vai estender “por toda a noite”, revelou dom Rino Fisichella. 

O Santuário do Divino Amor, cerca de 20 quilómetros a sul do Vaticano, ganhou expressão como polo de peregrinação no século XVIII e a imagem de Nossa Senhora ali venerada recebeu o título de “Salvadora de Roma" em 1944, por decisão de Pio XII, durante a II Guerra Mundial. 

No dia 13 de outubro, a imagem da Senhora de Fátima vai chegar à Praça de São Pedro pelas 08h00 de Roma, seguindo-se a oração do Rosário (10h00) e a missa presidida pelo Papa Francisco (10h30). 

A jornada inclui um “ato de entrega” ao Imaculado Coração de Maria, na parte final da missa. 

Francisco vai repetir um gesto realizado por João Paulo II (1920-2005), diante da mesma imagem, a 25 de março de 1984, na Praça de São Pedro, Vaticano. 

A escultura apenas deixa a Capelinha das Aparições em situações consideradas “muito especiais” e esta será a 12ª ocasião em que tal acontece.

Fonte: Agência Ecclesia

Nenhum comentário:

Postar um comentário