segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Jornada Diocesana da Juventude bate público recorde em sua terceira edição


A Diocese de Guarabira celebrou com sucesso a realização da terceira Jornada Diocesana da Juventude, que aconteceu no Santuário de Nossa Senhora de Fátima, Pedra da Boca, em Araruna (PB).

O evento que vem sendo idealizado pela diocese do brejo paraibano, desde do ano de 2011,na tarde de ontem domingo (13) bateu público recorde, com a participação de mais de 3.000 jovens oriundos das paróquias, áreas pastorais e comunidades pertencentes à Área Episcopal de Guarabira, houve também a participação de jovens do Estado do Rio Grande do Norte.

A JDJ assim como é conhecida teve início como o café da manhã a todos os peregrinos participantes desta terceira edição, o mesmo aconteceu na Paróquia de Sant'Ana em Tacima, sob administração do Pe. Joaquim Felipe, que tão bem acolheu a todos com sua equipe, logo em seguida todos saíram com destino a cidade de Passa e Fica (RN) cidade de aproximadamente 7 Km distante do santuário, de onde saiu um belíssima caminha com trios elétricos, animação, música e o que mais de essencial tem no jovem católico a ALEGRIA.

Na chegada ao santuário, os jovens foram acolhidos com música e receptividade vinda do Clero e do bispo diocesano Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena, que de início dirigiu-se a todos dizendo: "Muito obrigado! Obrigado por terem aceitado o nosso convite, o convite do nosso Deus". Após o acolhimento deu-se início aos ritos iniciais da Celebração da Santa Missa, que foi presidida por Dom Lucena e concelebrada pelos padres e diáconos da diocese. Em sua homilia o apóstolo de Cristo no episcopado destacou a importância da realização da JDJ e a união que se vê no rosto do jovens naquele momento de grande expressão de fé e esperança que se vivia. Dom Lucena disse também que: "Com caridade o mundo muda, a nossa realidade muda, o homem pode mudar, procurem ser vocês os primeiros a praticar o bem ao não se acostumarem com o mal mais a vencê-lo com o bem, jovens com coragem, caminhem com coragem, com o evangelho no coração e nas mãos, sejam testemunha da fé com a vida de vocês, levem Cristo à casa de vocês, acolham e testemunhem com os pobres, Jesus. Jovens levem as nossas comunidades uma mensagem de paz e esperança, vocês podem fazer isto, não tenham medo de lavar Cristo a todos os ambientes, eis a missão de todos os jovens, Jesus conta com vocês, a Igreja conta com vocês. Estamos neste lugar de devoção a Nossa Senhora de Fátima, que a virgem de Nazaré possa acompanhar vocês em todos os lugares, sejam jovens missionários, missionárias, vivam Cristo e levem Cristo".

Ao final da Santa Missa foi servido o almoço a todos os participantes da JDJ e romeiros presentes em Pedra da Boca. Por volta das 13h30 todos retornaram ao santuário de onde prosseguiram a programação com música, catequese e adoração ao Santíssimo Sacramento, presidida pelo bispo e o Diácono Iran Sousa. "Este é um momento de fé e reflexão, de pedido e de escuta" referiu-se Dom Lucena. logo após foi dado a bênção em Jesus presente na eucarística a todos os peregrinos, bênção de envio e de impulso ressaltou o bispo diocesano em suas palavras de agradecimentos. O mesmo agradeceu a todos padres, diáconos, seminaristas, equipes, ao Pe. Roberivaldo, padre referencial do Setor Diocesano da Juventude e em especial agradeceu as paróquias de Tacima e Passa e Fica (RN) pelo empenho e acolhimento das tarefas que assumiram para realização do evento. Dom Lucena deixou os corações a ansiedade de onde será a próxima JDJ, "em breve anunciaremos o local da próxima Jornada Diocesana da Juventude, obrigado a todos!" nos falou ele.

Henrique Florêncio
Pastoral Paroquial da Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário