sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Não tenha medo de ir ao encontro do outro, diz Papa ao clero

Ouvir a Palavra de Deus, caminhar em unidade e anunciar o Evangelho até as periferias. Esses foram os três aspectos destacados pelo Papa Francisco no encontro com o clero, pessoas de vida consagrada e membros dos conselhos pastorais da diocese, em Assis. O encontro integra o ciclo de atividades do Santo Padre em sua visita à pequena cidade italiana nesta sexta-feira, 4.
Em breve, íntegra do discurso.
O Papa esclareceu que seu desejo não era dizer coisas novas aos presentes, mas apenas confirmar os aspectos mais importantes de seu caminho diocesano.   O primeiro deles foi a necessidade de escutar a palavra de Deus.
“Penso no sacerdote, que tem propriamente a tarefa de pregar. Como pode pregar se antes não escutou, no silêncio, com o coração? (…) Não basta ler as Sagradas Escrituras, é necessário escutar Jesus que fala nelas, é necessário ser antenas que recebem, sintonizadas na Palavra de Deus, para ser antenas que transmitem!”, disse.
O segundo ponto de que o Papa falou foi sobre o caminhar, uma das palavras que ele mais gosta de usar para falar do cristão e da Igreja. “Não somos isolados, não caminhamos sozinhos, mas somos parte do único rebanho de Cristo”.
Neste aspecto, Francisco mencionou as brigas que vez ou outra podem acontecer entre um casal. “Sempre, aos recém-casados, dou este conselho: briguem quanto quiserem, se for necessário joguem os pratos, mas nunca terminem o dia sem fazer as pazes, nunca! Se no matrimônio se aprende a dizer ‘desculpe, eu estava cansado’ e retomar a vida no outro dia, esse é o segredo”.
Por fim, Francisco destacou o “anunciar até as periferias”, o que é um aspecto missionário. Ele voltou a enfatizar a necessidade de sair de si para ir ao encontro do outro, nas periferias que são lugares, mas sobretudo pessoas, situações de vida.
“Não tenham medo de sair e ir ao encontro destas pessoas, destas situações. Não se deixem bloquear por preconceitos, por hábitos, rigidez mental ou pastoral (…) E se pode ir às periferias somente se leva a Palavra de Deus no coração e se caminha com a Igreja, como São Francisco”.
Fonte: CN Especial Papa

Nenhum comentário:

Postar um comentário