quarta-feira, 13 de março de 2013

Cardeal Jorge Mario Bergoglio é o Papa da JMJ Rio 2013!

Jovens do mundo inteiro se alegram com o sim do Papa Francisco e com a vinda dele ao Brasil em julho para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) em sua primeira viagem apostólica internacional. Como Comitê Organizador Local (COL), manifestamos nossa unidade com o novo Vigário de Cristo na terra e nossa fidelidade e obediência ao seu pastoreio.

Biografia

Cardeal Jorge Mario Bergoglio, SJ, arcebispo de Buenos Aires, Argentina, para Ordinária de rito oriental fiel na Argentina que não têm um Ordinária do próprio rito, nasceu em 17 de dezembro de 1936 em Buenos Aires. Ele foi ordenado para os jesuítas em 13 de dezembro de 1969 durante os estudos teológicos na Faculdade de Teologia de San Miguel.

Ele era novato mestre em San Miguel, onde também ensinou teologia. Foi Provincial da Argentina (1973-1979) e reitor da Faculdade de Filosofia e Teologia de San Miguel (1980-1986). Depois de completar sua tese de doutorado na Alemanha, serviu como confessor e diretor espiritual em Córdoba.

Em 20 de maio de 1992 ele foi nomeado bispo titular de Auca e Auxiliar de Buenos Aires, receber a consagração episcopal em 27 de junho. Em 3 de Junho de 1997, foi nomeado Arcebispo Coadjutor de Buenos Aires e conseguiu Cardeal Antonio Quarracino em 28 de fevereiro de 1998. Ele também é comum para o Leste de rito fiel na Argentina que não têm um Ordinária do próprio rito.

Relator Adjunto Geral da 10ª Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, Outubro de 2001.

Ele atuou como presidente da Conferência Episcopal da Argentina a partir de 8 de novembro de 2005 até 8 de novembro de 2011.

Criado e proclamado cardeal pelo Beato João Paulo II no consistório de 21 de fevereiro de 2001, do título de S. Roberto Bellarmino (Santo Roberto Belarmino).

Membro de :

Congregações: para o Culto Divino ea Disciplina dos Sacramentos, para o Clero, para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica;

Conselho Pontifício para a Família;

Pontifícia Comissão para a América Latina.

Fonte: Vaticano

Nenhum comentário:

Postar um comentário